domingo, 3 de janeiro de 2010

O VALOR DA TRADIÇÃO ORAL

Sem a Tradição oral, não se pode definir o catálogo sagrado, pois em nenhuma parte da Escritura está escrito quais os livros que, inspirados por Deus, a devem integrar. É preciso procurar a definição dos livros sagrados fora da Escritura: na Tradição. Ora Lutero e o Protestantismo recorreram a tradição dos judeus da palestina, enquanto a Igreja Católica, seguindo o uso dos Apóstolos, optara pela tradição dos judeus de Alexandria. ( Veritatis )

Dois trechos da Bíblia seriam sufucientes para serem provas de que essa conversa de que só a Bíblia é fonte de fé, é pura balela. Senão vejamos:

"E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei."(1 Coríntios, 11,2)

"Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa." (2 Tessalonicenses 2,15)

No primeiro, um trecho que é pouco ou nunca comentado pelos grandes doutores da Bíblia, mostra - precisar de interpretação - que o apóstolo dos gentios recomenda seus seguidores a observarem os preceitos. Aqui não especifica que preceitos são - se orais ou escritos. Como sabemos pelas cartas paulinas, ele foi um grande pregador (palavra oral).

No segundo, não é preciso nem comentar. Ou precisa?

(Do blog catolicandoagora)

3 comentários:

Profº Francisco Gondim disse...

Você só esqueceu que o apóstolo Paulo já morreu. Na época de Paulo existiam os apóstolos ainda vivos. Eles tinha vivido com Jesus. Podiam ensinar muita coisa que não estava escrita, pois ouviram da boca do mestre. Aliás, quase tudo o que eles ensinavam e escreviam, haviam recebido de forma oral, de Jesus Cristo. Hoje, isso não é mais possível. Nossa fé precisa estar baseada na Bíblia. Olhe que ainda tem os deturpadores da Palavra, imagine se isso fosse solto!

Profº Francisco Gondim disse...

Tem mais: nada pode contrariar a Bíblia. Muitas das tradições são contrárias à Bíblia. Nesses casos, fcaremos com qual?

ENTRETENDO & SINFORMANDO disse...

A tradição oral que a Igreja Católica defende não pode contrariar a Bíblia, mas simplesmente completa, ajuda.
A tradição que estiver em choque com as Escrituras não será levada em conta.

Pelo visto, a doutrina da sola scriptura já foi revogada.

TRINTA E UM

Trinta e um centímetros é o que falta para a sangria da barragem "Jessé Pinto Freire", a conhecida barragem de Umari.