quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

TERCEIRA IDADE TERÁ ACADEMIA

O ano de 2010 começou com boas notícias para a administração da prefeita Maristela e consequentemente para o município de Upanema. Foram creditados hoje, na conta da prefeitura, os recursos destinados a implantação da Academia da Terceira Idade – ATI. A academia é um dos projetos inseridos no plano de governo da prefeita Maristela e de iniciativa da mesma. Ligada a área de saúde, a prefeita compreende a necessidade e o benefício que a prática de exercícios na terceira idade produz. A secretaria municipal de Saúde foi a responsável pela elaboração do projeto que foi enviado ao Ministério. Conceição Medeiros, secretária de Saúde do município, comemorou a conquista. Segundo ela, a realização dessa iniciativa pretende alcançar benefícios oriundos das atividades físicas, principalmente aquelas ligadas a diminuição da pressão arterial, o controle do peso corporal, a melhoria da resistência a insulina, da resistência física, da auto-estima, a redução do isolamento social, o alívio do stress, a diminuição da depressão e consequentemente o aumento do bem-estar geral. “Nossos idosos precisam muito de projetos como esses. Vamos lutar para conseguir outras academias”, informa.

A ATI será composta por módulos de aparelhos, permitindo a prática de exercícios físicos que atendem diretamente às necessidades dos idosos, trabalhando de forma conjunta os exercícios de força e flexibilidade. Além disso, a sequência dos exercícios vai desenvolver também a capacidade aeróbica do praticante.

Entre os idosos que praticam atividade física ocasionalmente, o risco de alguma doença ou complicação é 28% menor que em idosos inativos.Para aqueles que se exercitam pelo menos 1 vez por semana, estes riscos são 40% inferiores do que em idosos que não praticam nenhum tipo de atividade física.

A prefeita Maristela explicou que os recursos foram conseguidos junto ao Ministério da Saúde e a ATI está orçada em R$ 40.000,00. O próximo passo para o município agilizar a implantação da academia será a publicação do edital para licitação, na modalidade pregão, visando a compra dos equipamentos. Segundo a prefeita, o local onde serão instalados os equipamentos, ainda não está definido, mas com grande possibilidade de ser colocado na Praça Antenor Severino, na Av. 16 de setembro. Os equipamentos são específicos para os idosos e resistentes as intempéries.

Essa é apenas a primeira das academias solicitadas junto ao Ministério da Saúde, pela administração Avançando com Resultados. Outra academia já foi solicitada e deverá atender a população que reside na zona oeste da cidade, nos conjuntos habitacionais.

“O ano começou bem. Estamos muito otimistas com 2010. Temos a certeza que se tivermos recursos, faremos uma excelente administração, pois temos projetos e força de vontade para fazer o melhor”, afirmou a prefeita.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSAO

Nenhum comentário:

TRINTA E UM

Trinta e um centímetros é o que falta para a sangria da barragem "Jessé Pinto Freire", a conhecida barragem de Umari.