domingo, 17 de julho de 2022

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

AS AVES - Humberto de Campos

As aves constituem, talvez, com a sua vida, os melhores educadores do homem. Vieira descobriu nos peixes um viveiro de exemplos, no seu famoso sermão de Santo Antônio. As aves ainda lhe forneceriam, porém, lições mais numerosas e mais belas. As rolas, com a sua candura; os pombos, com a sua fidelidade; o joão-de-barro, modelo de honra antiga, emparedando a companheira como um florentino de Bocácio. E a cegonha que prevê as estações e conhece todas as rotas? E essa andorinha paulista, trabalhadora rural, colono sem salário, que, para ter casa, limpa da vermina, com o seu bico, todos os cafezais de campinas?

Congreguem-se, pois, as crianças do Brasil todo, e reparem, na sua bondade inteligente, os malefícios que eu, e os meninos do meu tempo, fizemos aos pássaros. Declarem guerra à gaiola. Condenem à destruição os viveiros. Lancem à água, onde se encontrarem, as espingardas de caça. Vaiem os caçadores. Iniciem, em suma, por todos os modos, o povoamento das frondes, para que as matas voltem a encher-se de músicas e de alegria.

DICA GRAMATICAL EXTRAÍDA DO TEXTO - "Declarem guerra à gaiola". Você deve por acento grave no a (contração de a+a=crase), quando vier antes de palavra feminina e puder ser substituída por ao, no masculino. Ex:. Declarem guerra à gaiola - Declarem guerra ao alçapão. 

Você nunca deve acentuar o a, antes de palavra masculina ou de um infinitivo. Ex.: andar a cavalo, dar a Pedro, ficar a chorar, etc.

CRASE NÃO É ACENTO - O acento é grave. Crase é o fenômeno da fusão entre a preposição a e o artigo definido feminino a.

O JOGO - O jogo ainda  não começou entre as quatro linhas. Há, mas  apenas um treino. As estratégias são as mesmas usadas dentro de campo, mas não poderão ser usadas com a mesma intensidade por causa da questão da legalidade. 

Imagina-se o dia - e já está perto - em que os jogadores entrarem em campo. Como se comportarão? As jogadas serão limpas? As faltas serão para cartão vermelho ou apenas uma falta leve, dentro do razoável?

Este jogo, mais relevante do que o do futebol não deveria ser jogado com mais seriedade e honestidade? 

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A consideração é inimiga dos apetites.