domingo, 21 de agosto de 2011

QUEM SE LEMBRA?

Nos anos 80, os meninos brincavam com pipas, cavalo de pau, esconde-esconde, preso-salvo, mãos ao alto (manzualto). As meninas, de queimada, boneca, tica, etc.

Um brinquedo que fazia sucesso era o carrinho de frande(flandres). Era feito de lata, com pneus de umburana. Eram carros possantes. E havia um menino aqui que se notabilizou como construtor desses carrinhos. Ele tinha uma verdadeira concessionária de carros de brinquedo. O menino chamava-se Luiz de Seu Antônio Catarina.

Foram tempos áureos da vida de quem hoje tem lá seus cinquenta ou um pouco menos que isso.

Carlos Lopes, conterrâneo que mora em Mossoró, deve ter sido um daqueles meninos que brincou de carrinhos e outros brinquedos.

2 comentários:

Amarildo disse...

Prof. brinquei muito,principalmente qdo passava minhas férias em Upanema,fui muitas vezes para casa da minha bisavó no riacho das carnaúbas:Eu,Rui de Diéca(inmemória)e Carlos jr.Puchando o carros,montado a cavalo(feito de talo de carnaúba). Amarildo Martins Tavares

Carlos Lopes disse...

Xavier: Brinquei muito na calçada da igreja, com Romildo Gonçalves, Narciso, Gerinaldo, Luiz de Pompeu, Zezinho da Luz, Paulo e muitos outros. Quem tinha o carro mais bonito era Romildo, um caminhão perfeito. Narciso também fazia carro muito bem, de caixão de doce.
Tenho muitas saudades desse tempo.

DEZESSEIS

Faltam apenas dezesseis centímetros para a barragem "Jessé Pinto Freire" - barragem de Umari - sangrar.