quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

MEDICINA RÚSTICA

"A medicina rústica procura curar o que de estranho foi colocado pelo sobrenatural no doente, ou extirpar o mal que faz sofrer. Compreende benzedura, simpatia, profilaxia mágica, toré e catolicismo brasileiro."

Susto - Pode produzir muitos males: uma pessoa torna-se gaga, tartamuda, por causa de um susto. Um susto depois de uma refeição na qual se comeu lautamente, provoca a morte, quando não, uma congestão cerebral. O susto pode provocar aborto, como pode provocar loucura em consequência de suspensão de regras. Mas o susto é também usado como remédio. Uma criança gaga, quando se procurou curá-la, vários remédios foram empregados debalde, o que se deve fazer, então, é peegar-lhe um grande susto para sarar.
Melhor do que qualquer simpatia para curar soluço é o susto. Uma pessoa quando está soluçando, prega-se-lhe um susto, cessa  imediatamente." (Medicina rústica, Alceu Maynard Araújo, pág 46 e 54)

O relato acima do autor é uma monografia baseada em pesquisa  numa cidade alagoana, ribeirinha, às margens do rio São Francisco.

O exemplo acima do soluço mostra algo muito presente na cultura popular local.

Quem nunca pregou um susto em alguém para que parasse de soluçar?

Quem não tem uma história de uma mulher que perdeu o menino por causa de um susto?


Nenhum comentário:

TRINTA E CINCO

Pela medição de hoje pela manhã, a sangria da nossa barragem está a trinta e cinco centímetros para sangrar. Basta um empurrãozinho que vai.