quarta-feira, 19 de abril de 2023

ÍNDIOS

Os grupos indígenas encontrados no litoral pelo português eram principalmente tribos de tronco tupi que, havendo se instalado uns séculos antes, ainda estavam desalojando antigos ocupantes oriundos de outras matrizes culturais. Somavam, talvez, 1 milhão de índios, divididos em dezenas de grupos tribais, cada um deles compreendendo um conglomerado de várias aldeias de trezentos a 2 mil habitantes.

Eles eram autossustentáveis em tudo. 

Além da mandioca, cultivavam o milho, a batata-doce, o cará, o feijão, o amendoim, o tabaco, a abóbora, o urucu, o algodão, o carauá, cuias e cabaças, as pimentas, o abacaxi, o mamão, a erva-mate, o guaraná, entre muitas outras plantas. Inclusive dezenas de árvores frutíferas, como o caju, o pequi etc. Faziam, para isso, grandes roçados na mata, derrubando as árvores com seus machados de pedra e limpando o terreno com queimadas.

A agricultura lhes assegurava fartura alimentar durante todo o ano e uma grande variedade de matérias-primas, condimentos, venenos e estimulantes. (O povo brasileiro, Darcy Ribeiro, página 28)

Dia do índio  

Todo dia era dia de índio
Mas agora eles só têm
O dia dezenove de abril

Diz a canção que relembra a trajetória dos índios no Brasil.

Aqui - Nossos índios não foram alcançados pelos brancos quando nossa cidade foi fundada pelo padre Adelino. Pelo menos é o entendimento de nossos historiadores.

Nenhum comentário:

ALERTA AMARELO

Upanema está entre as cidades em alerta amarelo, com chuvas de até 50mm / dia. Informa o Inmet.