domingo, 24 de outubro de 2010

UM TEMA ESQUECIDO NA CAMPANHA ELEITORAL DESTE ANO

Sinto-me privilegiado por ter votado pela primeira vez depois que acabou-se o regime de exceção. Foi em 1989 que o Brasil voltou a votar para presidente. A última eleição tinha sido em 1960, com a vitória de Jânio Quadros.

Em 1989, assisti praticamente todos os minutos de todos os debates que passaram na TV. Acho que os temas abordados eram mais interessantes do que agora.

Não concordo que os candidatos eram menos agressivos do que os deste ano. Não saiu da nossa memória as brigas entre Maluf e Brizola; entre Brizola e Collor; entre Covas e Maluf; entre Lula, Brizola e Collor; entre Caiado e Brizola; entre Lula e Brizola.

Naquele ano, os assuntos eram muito variados, como hoje são, mas discutiam assuntos do momento, como a urgente necessidade de se fazer uma reforma agrária de verdade.

"Ola, ola, ola,
Vamos fazer reforma agrária
Nas terras do Brizola".

Brizola respondia:

"Ol, ol, ol,
Vamos fazer reforma agrária
Nas terras do Bisol."

A primeira estrofe teria sido provocada pelos partidários de Lula, ao condenar Brizola por este ter terras demais a ponto de ser requerida uma reforma agrária.

A segunda estrofe foi dita em um debate pelo próprio Brizola, acusando a candidatura Lula, por ter como vice, o senador Bisol e este também ter também muitas terras próprias para a reforma agrária.

Reforma Agrária. Um assunto que não vi, nem de leve, ser ventilado nos inúmeros debates que existiram. Sei que o assunto não deve ser abordado com o mesmo teor daquele tempo. Agora é muito diferente, levando em consideração que hoje precisamos de soluções para os inúmeros problemas dos assentamentos.

Reforma Agrária é assunto esquecido. O aborto, a união civil de pessoas do mesmo sexo e as bolinhas de papeis ou não sei o quê são mais importantes para se levar ao centro do debate.

Pelo menos é o que parece.

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A consideração é inimiga dos apetites.