Vai aí mais uma porção de textos para a meia dúzia de leitores desse veículo quase obsoleto da comunicação moderna.
Entra uma semana com perspectivas de se continuar com a quarentena imposta por um bichinho invisível a olho nu. Escolas? Por enquanto não temos previsão para volta presencial. Quem for esperto, fique em casa e estude em casa, através de todas as ferramentas que a mão alcançar. Estudem sem perigo. Vai por mim. Conteúdos não fazem mal a ninguém. Há quem pense que sim. Eu não só penso como tenho firme convicção que quem é perigoso é o covid. O coiso-19. Vamos em frente atravessarmos mais uma semana com saúde e fé.
CHUVA DE ONTEM
8mm. Apenas oito milímetros.
8mm. Apenas oito milímetros.
SAÚDE
Benefícios do limão: Deve ser usado diariamente, mas é um grave erro adoçar o suco ou outras frutas ácidas. O suco de limão misturado com suco de alho é um bom antibiótico natural para curar infecções. Coloque um pouco de limão nas frutas e saladas. Isso ajuda a absorver o ferro porque aumenta a vitamina C, necessária para o corpo aproveitar o ferro.
(Do livreto "Cuide de sua saúde", de Jaime Bruning)
POLÍTICA
O que faz um vereador na Câmara?
Artigo 22 - Cabe ainda à Câmara Municipal dispor sobre todas as matérias de competência do município, com a sanção do prefeito e, em especial sobre:
I- Tributos municipais, arrecadação, dispêndio de suas rendas;
II- Isenção e anistia em matéria tributária, bem como remissão de dívida;
III - Orçamento anual, plano plurianual e autorizações para abertura de créditos suplementares e especiais;
IV - Operações de créditos, auxílio e subvenções;
V - Concessão, permissão e autorização de serviços públicos;
VI - Concessão administrativa de uso de bens municipais;
VII - Alienação de bens públicos;
VIII - Aquisição de bens imóveis, salvo quando se tratar de doação sem encargo;
IX - Organização administrativa municipal, criação, transformação e extinção de cargos, empregos e funções públicas, bem como a fixação de seus respectivos vencimentos.
IMPRENSA
Será o fim da imprensa em papel?
Com a pandemia, não se vê mais jornais impressos à venda, pois os serviços de bancas de jornais não estão na lista dos essenciais. Assim, o coiso-19 foi pra cima dos jornais de papel.
Rádio
Emery Costa: Faleceu no dia primeiro de maio. 74 anos. Não cheguei a conhecer Emery Jussier Costa de corpo presente, mas o acompanhei durante muitos anos. A primeira vez que o ouvi foi na Rádio Rural de Mossoró, no noticiário da manhã denominado "A Rural leva o mundo a sua casa". Depois foi o "Carro de praça". Programa de broncas, que criticava os erros da administração do prefeito, principalmente os buracos na cidade. Havia um áudio de um carro dirigido por um chofer. O apresentador pedia para que encostasse em tal lugar para ver determinado problema. "Mas cuidado o buraco", dizia Emery. Depois foi o "Ponto por ponto". Era um programa de entrevistas. Levava pessoas de relevância sociedade para debater os problemas de Mossoró ou região. Depois foi para a FM 93. Lá fez um programa de entrevistas no programa "Observador político". De Emery ainda me lembro o seu "Comentário da rural". Primeiro foi o monsenhor Américo Simonetti. Quando o padre deixou de comentar, coube a Emery preecher o horário. Havia o comentário pela manhã e reprisado ao meio-dia. No final de cada comentário ele dizia: "Pelo menos esta é a nossa opinião."
Na hora imprensa escrita, lá estava ele com sua coluna no "O mossoroense". "Lá se vão" era uma atração da coluna dos domingos.
Gramática do Benjamim - Uma das atrações da coluna de domingo de Emery era a "Gramática do Benjamim". Esta foi de 10 de agosto de 2008.
Perguntaram-me ontem se todos os monossílabos tônicos eram acentuados, principalmente o "que". Monossílabo é aquele que pode ser usado sozinho em uma frase; o que só pode ser usado sozinho quando for interjeição ou substantivo, portanto, só será acentuado nesses dois casos e quando estiver em final de frase. Por exemplo: Quê?! Você ficou doido? Outra dica: o verbo fazer, referindo-se a tempo decorrido, é impessoal, ou seja, sem sujeito. Só deve ser usado no singular: Faz dez anos que não nos vemos.
Perguntaram-me ontem se todos os monossílabos tônicos eram acentuados, principalmente o "que". Monossílabo é aquele que pode ser usado sozinho em uma frase; o que só pode ser usado sozinho quando for interjeição ou substantivo, portanto, só será acentuado nesses dois casos e quando estiver em final de frase. Por exemplo: Quê?! Você ficou doido? Outra dica: o verbo fazer, referindo-se a tempo decorrido, é impessoal, ou seja, sem sujeito. Só deve ser usado no singular: Faz dez anos que não nos vemos.
No início de carreira, a mídia de hoje estava longe de chegar. As informações que tínhamos era de programas do gênero de Emery. Upanema fechava com a audiência naquele horário. Era por consequência, com suas opiniões. Tempos diferentes!
LINGUAGEM
O falar do povo da Amazônia é semelhante ao nosso.
Carne-de-sol - Também chamada carne-seca. Porque carne-de-sol?
Em tempos em que não havia geladeiras, não havia outra forma de conservar a carne a não ser salgá-la e botar pra secar no sol. A carne -verde é o antônimo.
COMPORTAMENTO
Delivery - Na escola é difícil a grande maioria dos alunos se interessarem pelo inglês. É "um parto difícil". Fora da escola, bate uma coisa que leva as pessoas se interessarem por palavras estrangeiras. É shop, é store, e agora delivery. Principalmente agora que os serviços presenciais estão proibidos. O delivery corre solto. Além de "entrega", significa livramento e parto. "Sala de parto" é delivery-room. "Recibo de entrega" é delivery-note e "entregador" é delivery-man.
Aperto de mão - Em tempos coroníricos, apertar a mão é coisa do outro mundo. Não pode! E como estão se virando os grandes pegadores de mão? Esse costume é bastante antigo. "O aperto de mão não mudou muito desde Júlio César. Naquele tempo, quando você cumprimentava um amigo, você estendia ambas as mãos quando ele se dirigia a você, ele fazia o mesmo. Quando se aproximava, ambos se seguravam pelos antebraços, não que fossem particularmente afetuosos, pelo contrário: você estava apenas continuando um curioso costume dos homens das cavernas, que, por desconfiança, seguravam-se os braços para ter certeza de não haver um ataque inesperado. (Moderna Enciclopédia Brasileira p. 68.)
EDUCAÇÃO
A escola
Completados meus seis anos e já alfabetizada, comecei a frequentar a escola. (Maria Dinorah, Simplesmente Maria). O testemunho da personagem acima era o retrato da escola de antigamente, que se falava mais em aprendizagem do que em educação, mas esta não era deixado de lado. Aprendia-se a ler e a contar logo cedo. A escola era para ensinar conteúdos formais da escola. Naturalmente. Escola foi feita pra isso mesmo.
Saudade: Há alunos com saudades da escola. Sério?
POESIA
Por que you é assim? ( O ser e o estar)
Sou assim. Somos assim.
Assim vou ficar
E assado não serei.
Somos assim
E não conseguimos mudar
Nem de opinião
Nem de comportamento
Nem de posição
Mesmo quando
Fazemos juramento.
Entre o ser e o estar
Profunda diferença há
O primeiro é perene
O segundo, logo passa
O ser nada deve ao tempo
O estar passa como o vento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário