segunda-feira, 19 de abril de 2021

HABITANTES NATURAIS DA NOSSA TERRA

Nos primeiros contatos entre portugueses e naturais da terra, percebeu-se que a viagem não havia sido de todo perdida. 

Num contato subsequente, dentro do navio em que se encontrava Pedro Álvares Cabral, com um natural da terra, no qual foram trocados vários presentes, este tocou o longo colar de ouro do comandante em sinal de que aquele material não lhe era estranho. Questionado, fez sinais apontando para o colar e para o continente, como se quisesse dizer que que na terra se poderia encontrar ouro.

Aquele indígena, sem pronunciar uma palavra sequer em português, começava a falar a linguagem daqueles homens e a selar o destino de sua terra. (Marcos Costa - em A história do Brasil para quem tem pressa, página 27)

As notícias de índios entre nós dizem que eram os pêgas. a história também não conta do encontro entre o fundador da nossa cidade, o padre Adelino, com os nativos. Isso se deu após o meado do século XIX. 

Dia do índio

Antigamente, todo dia era dia do índio/ mas agora eles só têm o dia 19 de abril, canta Baby Consuelo em "Todo dia era adia de índio".

Nenhum comentário:

QUE PALAVRA!

Cabide Móvel com pequenos braços, ou móvel, ou objeto apropriado, onde se penduram roupas, chapéus, toalhas, etc. (Aurélio) Silveira Bueno a...