quarta-feira, 21 de abril de 2021

NOME COMPLETO DE TIRADENTES

Um feriado por causa dele. O país para porque, por ter feito algo que contrariou muita gente poderosa, teve o castigo de ser morto e esquartejado.

Nos últimos anos, seu nome está sendo cada dia mais esquecido. Não vejo ninguém contestar a data e o prestígio. O que vejo mesmo é o esquecimento de seu nome. O máximo que se sabe é que é feriado de Tiradentes.

Depois de fazer altas sondagens, desconfio que o ensino é que está falhando. Pouco é ensinado nomes de pessoas ilustres da nossa história. Quando a escola tira o foco do ensino-aprendizagem para a cidadania porque não sei quem diz que não é somente o conteúdo que é importante. Nessa pisadinha, não só o ensino de nomes de pessoas está esquecido, mas os conteúdos em geral.

Essa pendenga que tenho com o nome de Tiradentes vem de longas datas. De lá pra cá, tenho sondado a presente geração de estudantes sobre o assunto e quase a totalidade não sabe o nome completo do mineiro. Os de minha geração e da seguinte estão estão com a resposta na ponta do queixo.

Se não é importante seu nome, então aboli seu feriado também.


Nenhum comentário:

CHOVE AGORA

Chove forte agora em Upanema.