domingo, 27 de novembro de 2022

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

LEMBRANÇAS DAS COPAS - A primeira copa de futebol que a minha memória alcança é a de 1974. Tenho reminiscências de alguns nomes de jogadores, mas não vi pela TV, pois naquela época era muito difícil. Cheguei a ouvir pelo rádio o burburinho das narrações, mas nada me empolgava.

Já em 1978, já grandinho, podia ouvir pelo rádio, ao mesmo tempo que moía num novo moinho uns belos caroços de milho verde para pamonha e canjica. Aquela narração ligeira empolgava. Roberto Dinamite mete um chute forte indefensável. Zico também jogava naquele time, que deixou de ir para a final por causa de uma vitória elástica da Argentina contra o Peru. Num Brasil e Argentina, um jogador brasileiro dá um chute tão forte que eu e mais outros meninos pensávamos que a bola tinha entrado. "Gol!" Engano. Fillol defendeue botou para o escanteio.

Em 1982, já bem maior, já podia ver pela TV, porque havia muito mais na cidade. Foram muitos lances e mais lances importantes que ainda estão pregados na memória.

FALTA - Falta água nas torneiras de novo. O problema teima em não desaparecer entre nós. A solução todo mundo tem na cabeça, inclusive os que detém o poder.

UMA CÂMARA NA MÃO -  "Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça", é uma frase atribuída ao cineasta Glauber Rocha. Ele defendia que fazer cinema era fácil, desde que se tivesse uma maquina e uma ideia.

Hoje vivemos num tempo em que quase todo mundo tem na mão uma câmera, mas não são muitos os que a usam em benefício de si e dos outros. É que as ideias que carregam na cabeça nem sempre são a favor de si  e dos outros.

MÚSICA - Tem sido raro a gente - da velha guarda - encontrar uma música que bata com o nosso gosto.

LITERATURA - Que livro poderíamos indicar aos jovens de hoje que leem pouco ou apenas literatura moderna e muitas vezes, estrangeira? O que fazer para indicar um clássico da nossa boa literatura? Poderemos indicar um livro, a começar pelos menos volumosos, como "Iracema", de José de Alencar. A história da virgem dos lábios de mel poderá empolgar o novo leitor dessas literaturas.

PSICOLOGIA - Quando nossa inteligência é questionada, não nos sentimos confortáveis. Pode ser um "Você é doido!"? "Você está doido!" "Você é burro!" ou "Você é um desonesto intelectual!".

ESCOLA - Mais ensino, menos educação na escola.

VOLTA DO LATIM - Magistra et discipulae - A professora e os discípulos. Traduzindo para o nosso mundo, seria: A professora e os alunos.

Como já aprendemos, no latim não se usa os artigos.

PIADA - Piada boa é a bem contada.

BESTEIRA - Até uma besteira precisa ser bem besteirada.

DIFERENÇA ENTRE HOMOR E PIADA - O que pode diferenciar o humor de uma piada é que o humor não exige necessariamente do interlocutor uma risada.

Nenhum comentário:

PELA FORÇA DO VENTO

Através da força do vento, as águas da barragem de Umari já ultrapassa a grande parede. Amanhã, enfim, poderemos ter a notícia esperada por ...