quinta-feira, 10 de novembro de 2022

O ENEM ESTÁ CHEGANDO

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular. (Do portal do Mec).

Num primeiro momento o ENEM não tinha como foco principal a entrada na universidade, mas para avaliar o desempenho do estudante na escolaridade básica.

Em outro momento passou a substituir o vestibular.

Antes, de 2017 ocorria em dois dias: sábado e domingo. Depois passou a dois dias, mas em dois domingos consecutivos.

O ENEM é hoje, para grande parte dos estudantes, principalmente para as classes mais baixas, a melhor chance de entrar na universidade. Não parece tão fácil, dependendo do curso, mas não tão difícil se a carreira do estudante nos níveis de primeiro e segundo graus forem feitos com dedicação. Esse sublime atributo - dedicação - não tem cor nem nível de pobreza. O que há de verdade é atitude mesmo.


Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A consideração é inimiga dos apetites.