domingo, 13 de novembro de 2022

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

ENEM

Alunos do período pandêmico - Grande parte dos alunos que farão provas hoje e  no próximo domingo são vítimas da pandemia. Em 2020, eles estavam cursando a primeira série, período áureo do estudo pra valer voltado ao ENEM.

Aqueles que tinham as ferramentas de estudo completa: livros e aparelhos como celulares e notebooks e conseguiram vencer a parte emocional do período, estudaram em casa online com os alunos e professores e ainda sobrava tempo para fazer os estudos complementares. Estes não foram tão afetados.

A maioria foram as verdadeiras vítimas do período pandêmico, pois por várias razões, como a falta de um aparelho de celular ou notebook, deixaram de aproveitar as aulas online. Outros tinham tudo isso aí, mas não aproveitaram o período ruim para superar o problema.

Mesmo quem não tinha o celular, tinha os livros, que não são poucos.

O certo é que o período de 2020 a 2022 foi muito ruim para todo mundo. Para os alunos, muito pior.

Hoje os alunos que farão o ENEM precisam de juntar forças para conseguirem superar mais este problema.

VOLTA DO LATIM - Enquanto no latim não há artigo, no português moderno há uma tendência forte de seu uso, mesmo que a gramática clame em voz alta: O artigo definido pode ser usado também diante de nomes próprios como de pessoas íntimas: A Jeni, o Luís. Na minha modesta opinião, é um uso desnecessário.

Puella cantat - A menina canta

Magistra educat - A professora educa

Aquila volat - A águia voa.

Assim, a frase latina é mais breve do que a portuguesa. E: em latim a palavra puella pode igualmente signnificar "menina", ou "a menina", ou ainda "uma menina".

Alguns apontamentos foram extraídos do Curso de latim básico, de Paulo Rónai.

BURRO, NÃO! - Não sou adepto dos que chamam outros de burro. Em nenhuma circunstância e nem na brincadeira chamo alguém de burro. Mas se olharmos nas redes que balançam o dia inteiro, assistiremos a essa prática constantemente. 

O que leva uma pessoa a chamar a outra de burro? Olhando bem, a razão principal, senão a única, é por que o outro não comunga com sua opinião. Às vezes é doido aquele que não concorda com você. Ou burro. Agora inventaram o desonesto intelectual para chamar o outro de ignorante ou burro.

Mas, quem é burro mesmo? 

- O burro.

TCHITCHI - Quem é Tchichi?

Alguns pronunciam assim o nome do técnico da seleção brasileira de futebol.

VOLTA DAS CHUVAS - Ontem choveu por aqui 26mm.

O LIVRO DOS MIL PROVÉRBIOS - Sê cortês com teu vizinho.


Nenhum comentário:

QUADRINHAS POPULARES

Aritmética O nove dizia ao seis, Direito como o bambu: - Segundo a lei da contagem Eu valho mais do que tu. O seis, que não era idiota, Ouvi...