domingo, 25 de dezembro de 2022

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

NATAIS ONTEM E HOJE - A véspera do Natal era um dia em que saíam até os tatus, ou seja, todos aqueles que passavam o ano todo sem sair de casa - principalmente os da zona rural - naquela noite saía para a rua e faziam o que quase todo mundo fazia: botava uma roupa nova e ficava todo enfronhado para dançar o forró do mercado e ir para a missa. 

Hoje a coisa mudou muito. O costume agora é as pessoas fabricarem um jantar, regado a bebida. Geralmente as festas particulares são entre familiares e amigos e nas calçadas. Às vezes rola um som com músicas variadas.

RECOMEÇO - O estudo a partir do comecinho do ano que se avizinha é uma boa dica para quem ainda não se encontrou nos caminhos do estudo. Refiro-me a quem pensa em entrar numa Universidade ou mesmo quem quer entrar no serviço público através de concurso.

RECORDAÇÕES - Onde achar um orelhão por aqui? Houve o tempo em que um orelhão disputado a ponto de haver fila diante dos dois ou três que tínhamos por aqui. Basta a gente retroceder vinte e dois anos e enxergarmos distante aquela cena.

A nota sobre o orelhão foi influenciada por uma série de TV que assistia há pouco e tinha uma personagem telefonado para uma amiga. Orelhão agora só em filmes.

UMA OUTRA LEMBRANÇA - Os cartões postais antes de a grande rede de computação chegar com força no nosso meio eram febre alta entre pessoas que viajavam. Naquela época, quem viajava ao Rio de Janeiro mandava pelo correio ou trazia para amigos cartões com pontos turísticos. 

REGISTRO DE CHUVA ONTEM - 03mm.

O dia de domingo

No domingo até os textos devem ser amenos. Por isso, não deveria se falar sobre coisa tão séria como escola, política, etc. Mas falamos.

COMO EXEMPLO, A VOLTA DO LATIM NAS ESCOLAS - Tantas mudanças ocorreram nesses anos, como mudanças de rumos das aprendizagens e não se fala em pilares que sustentam o saber como o cultivo da nossa querida língua-mãe, a latina.

ÁGUA DO CÉU - Quanta água tem rolado no chão e encaminhado para o mar, enquanto muitas torneiras estão secas gritando, como língua de papagaio.

UM DIA DESSES - Um dia desses uma pessoa vibrava porque abriu a torneira e foi aquela chicotada d'água.

LINGUAGEM CERTA - Não tenham medo de dizer "copo d'água", garrafa d'água", pois isso é metonímia. Continente pelo conteúdo.

Nenhum comentário:

DEZESSETE

A medição do que falta para a sangria da barragem de Umari continua. Agora faltam dezessete centímetros.  Parece pouco, mas falta muita água...