domingo, 10 de março de 2024

DOMINGO

MÚSICA

No período colonial, colocaremos em primeiro lugar a música dos indígenas. Não temos elementos de referência para saber como era a música dos índios no tempo da descoberta. O certo é que eles tinham a própria cultura musical que aparecia em seus cantos e ritmos. O escritor Jean de Léry, chegado ao Brasil em 1557, assim descreve e dá sua impressão da música que ouviu: "Essas cerimônias duraram cerca de duas horas e durante esse tempo os quinhentos ou seiscentos selvagens não cessaram de dançar e cantar de um modo tão harmonioso que ninguém diria não conhecerem música. Se, como disse, no início dessa algazarra, me assustei, já agora me mantinha absorto em coro ouvindo os acordes dessa imensa multidão e sobretudo a cadência e o estribilho repetido a cada copla: Hê, he ayre, heyrá, heyrayre, heyra, heyre, uêh. E, ainda hoje, quando recordo essa cena, sinto palpitar o coração e parece-me a estar ouvindo". (Francisco Mignone, Biblioteca Educação e Cultura - Música)

VÍCIOS

Fumar cachimbo

Mal a noite começava a cair, a meninada caminhava para a casa de Luzia, como se se dirigisse para um teatro. Após o jantar, vovó Candinha vinha então sentar-se ao batente da porta que dava para o terreiro. 

Enquanto se esperavam os retardatários, ela fumava pachorrentamente o seu cachimbo

Sentávamo-nos em derredor, caladinhos, de ouvido atento, como não fora tão atento o nosso ouvido na escola. (Cazuza - Viriato Corrêa).

O hábito ou vício do cachimbo vem de longas datas. Convivi, quando ainda criança, com uma pessoa que fumava cachimbo. Teve que ser tirado quando ela já bastante idosa. atribuiu-se ao cachimbo um câncer benigno de lábio. Depois de retirado da velha, sarou.

JOGO 

O jogo começou cedo. Jogadas e mais jogadas foram jogadas fora de campo. Os times estão se aquecendo, mas não entraram em campo porque o jogo oficialmente ainda não começou.

As equipes estão quase completas. Os torcedores já torcem pelo seu time com paixão. A partida vai começar daqui a alguns meses. 

Jogadas - Há jogadas feias e bonitas. Em todo jogo há dribles bonitos, passes certos, passes errados, bola pra fora, gol a favor, gol contra e caneladas.

Nenhum comentário:

DOMINGO

HISTÓRIA DE PEDRO MALASARTE O Padeiro pão-duro Um belo dia, Pedro Malasartes resolveu aprender a arte de fazer pão. Para isso, tratou de ar...