domingo, 3 de março de 2024

DOMINGO

ESCOLA

Estudar com paixão.

Eis o segredo - se podemos dizer que haja segredo nisso.

O que é feito com paixão vai adiante. 

Tem que haver entusiasmo em quem estuda. Tem que estudar com gosto na boca como saboreamos uma fruta ou um prato gostoso. Fazer algo gemendo, como se estivesse sentindo dor, não serve.

VAIDADE

Passa o tempo e com ele as vaidades.

Ai de quem envelhecer com vaidades. 

As palavras de Coélet bradam: 

Vaidade das vaidades - vaidade das vaidades, tudo é vaidade!

O que tira o homem de todas as fadigas que o afadigam sob o sol?

Uma geração se vai, outra geração vem, ao passo que a terra sempre está quieta. Sai o sol, se põe o sol, ofegante para chegar a seu posto, e daí volta a sair. Caminha para o sul, gira para o norte, gira e gira e caminha o vento. Todos os rios caminham para o mar, e o mar não se enche; chegados ao lugar para onde caminham, daí voltam a caminhar. (Livro de Eclesiastes, 1,1-7)

CONJUGAÇÃO VERBAL

Chegaste

Tanto tempo já vai caminhando
E ainda me pego recordando
Lágrimas rolaram dos meus olhos, enxuguei mais de uma vez
Tenho algumas marcas que ficaram em meu sorriso nesses anos
E também lembranças tão bonitas que o tempo não desfez.

Quem diria que você viria sem dizer que vinha
Porque nunca é tarde
Para apaixonar-se.

Chegaste
Senti na minha boca um te quero
Como um doce com caramelo
Necessitava um amor sincero.

Chegaste
E ouvi da tua boca um te quero
Pra se apaixonar sempre é tempo
Necessitava um amor sincero.

E agora que eu conheço os caminhos
Que me levam pros seus braços
Agora que o silêncio é uma carícia que a felicidade traz
Você e o seu sorriso iluminam minha vida e meus espaços
E chega me dizendo num sorriso não me deixe nunca mais.

(Roberto Carlos e Jennifer Lopez)

A bela canção aí acima é simples e mostra um exemplo também simples de conjugação verbal: 
chegaste - segunda pessoa do singular do pretérito perfeito do verbo chegar.

Nas antigas, aprendíamos conjugação verbal quando praticávamos a conjugação através dos modelos. Ninguém dizia "Eles falão, eles estudão, eles estavão".

A conjugação completa é esta:

Eu cheguei
Tu chegaste
Ele chegou
Nós chegamos
Vós chegastes
Eles chegaram

SÓ DAQUI A QUATRO ANOS

Na quinta-feira próximo passada foi o dia 29 de fevereiro. Agora só daqui a quatro anos é que teremos outro 29 de fevereiro e muitas pessoas comemorarão o aniversário no dia certo: é o ano bissexto.





Nenhum comentário:

DOMINGO

HISTÓRIA DE PEDRO MALASARTE O Padeiro pão-duro Um belo dia, Pedro Malasartes resolveu aprender a arte de fazer pão. Para isso, tratou de ar...