sábado, 9 de março de 2024

QUE PALAVRA!

Cernelha

Parte do corpo de alguns animais  onde se juntam as espáduas; fio do lombo. (Silveira Bueno)

A parte do corpo dalguns animais onde se juntam as espáduas. Fio do lombo: "O juiz de direito... ainda se deteve alguns momentos a examinar se a sela não teria porventura pisado a cernelha do seu cavalo". Antônio Sales, Aves de Arribação, p. 33. (Dicionário Aurélio).

Machado de Assis, em "Bons dias", na página 108, cita a palavra cernelha no contexto quando fala sobre a tauromaquia ou corrida de touros:

"...força é dizer que, de um lado, o cavalo pleiteia com o cavalo, ao passo que, de outro, o boi luta com o homem, - a força com a destreza, a inteligência com o instinto. Juntem a estes méritos a vantagem de enriquecer o vocabulário com uma chusma de expressões pitorescas, tais como a pega de cara, a pega de cernelha e outras...".

Cernelha é uma das muitas palavras que caíram no desuso ao longo dos anos. Anotem que o trecho acima faz parte de uma crônica de 21 de julho de 1878.


Nenhum comentário:

DOMINGO

HISTÓRIA DE PEDRO MALASARTE O Padeiro pão-duro Um belo dia, Pedro Malasartes resolveu aprender a arte de fazer pão. Para isso, tratou de ar...