segunda-feira, 21 de abril de 2008

FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR

A “Feira dos produtos orgânicos”, da “Agricultura Familiar ou “Feira de Mangaio”, como pretendem dizer alguns, foi um sucesso na sua estréia do dia 11 de fevereiro. A feira destina-se especificamente para comercialização de produtos orgânicos. Têm 10 barracas instaladas na tradicional feira da segunda-feira, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com exposição de mais de 36 produtos.A iniciativa faz parte da estratégia de apoio ao setor que o Governo Federal vem realizando através do Projeto Dom Helder Câmara (PDHC) e seus parceiros, no Território Sertão do Apodi. Na estréia contou com a parceria da Cooperativa Terra Livre e o Núcleo Sertão. Outros parceiros importantes desta ação foram: o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Upanema, Fórum das Associações, Emater e a Prefeitura Municipal de Upanema.

O sucesso da feira tem o dedo do engenheiro agrônomo do PDHC, José Wilson Tavares.

Com mais de dois meses de funcionamento a feira não pode ser considerada como um grande sucesso, mas também não podemos avaliá-la como um fracasso. “Está dentro das expectativas”, disse um dos organizadores, quando falava do que tinha ouvido de alguns vendedores das barracas. Um detalhe é sobre a venda de alguns produtos que superam outros. Carnes, verduras, ovos e mel são bem vendidos, ao lado de pamonhas, canjicas, café e outros petiscos. Ou seja, as coisas que são destinadas ao bucho são as mais vendidas. Já o departamento de artesanato não pode comemorar tanto. “Tirando só primeiro dia, as vendas estão do mesmo jeito,” disse uma vendedora daquela banca. Ou seja, não estão vendendo como esperavam.

Os organizadores estão programando uma atração de peso para a comemoração dos três meses no próximo mês de maio, a exemplo dos que vieram aqui como o cordelista Antonio Francisco, Concriz e Ribamar.

Nenhum comentário:

PREVISÃO

As previsões do tempo apontam para parcialmente nublado. Pouca chuva. Os últimos dias têm sido assim.