sábado, 8 de junho de 2013

PREFEITO LUIZ JAIRO ABRE CAMPANHA COM VACINAÇÃO DO FILHO

O Prefeito Luiz Jairo abriu na manhã deste sábado, 08, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite levando o seu filho Jairo Filho, de dois anos e 10 meses, para ser vacinação no posto de saúde do bairro Beira Rio, durante o Dia D de Mobilização.

Luiz Jairo destacou que é importante que todos os pais levem os seus filhos para serem imunizados, garantindo assim a proteção das crianças à paralisia infantil. “Upanema não tem registro de casos de poliomielite e somente através da vacinação é que vamos nos manter livre dessa doença”, ressaltou.

O secretário de Saúde, Ricardo Alexandre, informou que a mate é vacinar cerca de 800 crianças de 6 meses a menores de cinco anos, e que os postos de saúde, das zonas urbana e rural, funcionarão até às 17 horas. “Quem não conseguir vacinar hoje, pode procurar um posto de saúde a partir da próxima segunda-feira, 10, para a aplicação das doses”, observou Ricardo.

Vale lembrar que não existe tratamento para a poliomielite e somente a prevenção, por meio da vacinação. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.

A vacina é extremamente segura e não há contraindicações, sendo raríssimas as reações associadas à administração da mesma. Em alguns casos – como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina –, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.

O último caso registrado de poliomielite no Brasil foi em 1989, na Paraíba.

Prefeitura Municipal de Upanema
Coordenadoria Municipal de Comunicação Social

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A candeia morta e a gaita à porta.