segunda-feira, 15 de abril de 2019

DIA DA CONSERVAÇÃO DO SOLO

O dia 15 de abril, dedicado à Conservação do Solo

"O solo é fonte de vida e de riquezas: é o grande fornecedor de nossos alimentos; e sob ele, no chamado subsolo, encontram-se as riquezas minerais de que o país tanto necessita para o seu progresso. Nos primeiros tempos o Homem colhia o que a natureza dava espontaneamente (nossos índios, por exemplo, alimentavam-se de raízes, principalmente da mandioca); mas, com o correr dos tempos, aprendeu a cultivar o solo, a torná-lo mais produtivo; e aprendeu a perfurá-lo, para dele tirar os produtos, de que um dos mais importantes é o petróleo. A cultura da terra deu nascimento à ciência da Agricultura, através da qual o Homem aprende não só a cultivar a terra, mas, principalmente, a preservá-la; a ignorância tem levado muitos a destruir a fertilidade do solo, através da exploração exagerada e de queimadas verdadeiramente criminosas. O dia 15 de abril, dedicado à Conservação do Solo, existe para que recordemos tudo isso e façamos crescer em nossos corações o respeito que temos de manter para com a mãe-terra, fonte perene de nossa subsistência."

(Do livro "Moderna enciclopédia brasileira, página 17, prof. Ubiratan Rosa)

Palavras óbvias, mas simples e eloquentes.

Do solo, muitas pessoas num passado não tão longe assim, conseguiam tirar da terra o sustento e até comprar móveis e imóveis.

Como símbolo do que falei no parágrafo anterior, dou o testemunho do velho pai que comprou uma casa na cidade com o trabalho de uma boa safra de feijão, milho e algodão.

Por que naquele tempo isso era possível e agora não? Não serão as políticas do não faça nada, do é proibido isso, aquilo e aquilo outro? 

Hein?

Nenhum comentário:

TRINTA E UM

Trinta e um centímetros é o que falta para a sangria da barragem "Jessé Pinto Freire", a conhecida barragem de Umari.