sexta-feira, 21 de maio de 2021

AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS

Aulas síncronas e assíncronas

Nesses meses, duas palavras que eram usadas somente em meios escolares e intelectuais passaram a ser usadas para todo o público: síncrona e assíncrona.

Com a impossibilidade de haver aula presencial, as aulas através da tecnologia de que dispomos obrigou-nos a oferecer ao alunado as aulas não-presenciais e de duas formas: ao vivo, através de celulares, tablets ou notebooks, utilizando o Google meet - aulas síncronas. Ou através de plataformas como o Google Classroom, onde deixamos as atividades prontas para que os alunos respondam as atividades - aulas assíncronas.

Sincronia 

Diz o Dicionário de gramática, de Walmírio de Macedo que sincronia é "o conjunto de fatos que se processam numa mesma época". E é isso mesmo que ocorre com as aulas síncronas: os alunos estão reunidos, mesmo que distantes fisicamente, mas presentes, podendo interagir como se presentes estivessem.

De sorte que o mundo intelectual de hoje pouca coisa tem o que apresentar de novo. Buscaram numa palavra muito utilizada no passado uma nova forma de apresentar comportamentos no presente.

Raízes

Por isso é que advogo com muita convicção o estudo profundo das origens das palavras. Só assim compreenderemos melhor o presente.

Nenhum comentário:

QUE PALAVRA!

Tamarindo Fruto do tamarindeiro, de polpa ácida e comestível. (Soares Amora) Árvore frutífera e o seu fruto. Também se diz tamarino. (Anteno...