sábado, 19 de junho de 2021

MAIS UMA HISTÓRIA DE CAMONGE

A história de Camonge que segue foi enviado pela leitora Alaine Vidal:

Meu pai me contava, e conta até hoje, as histórias de Camonge que são fascinantes. Uma delas era assim:

Camonge tinha um irmão que era padre e eles se pareciam muito. O rei, com raiva por nunca conseguir pegar Camonge, quis pegar seu irmão lhe fazendo três perguntas e se caso ele não respondesse todas elas, iria para a forca.

As perguntas eram: 1- Qual é o meio da Terra? 2- Em quantos balaios cabem aquela montanha? 3- No que eu estarei pensando no dia em que você vir me responder as perguntas?

O padre, coitado, sem saber o que fazer, ficou desesperado, até que um dia Camonge passou em sua casa para lhe visitar e perguntou a ele o que estava acontecendo. O padre lhe contou toda a história e disse que não sabia mais o que fazer e que iria morrer pois não sabia dar a resposta que o rei queria. Então Camonge disse: calma, deixa comigo que eu vou no seu lugar.

Chegado o dia, Camonge disfarçado de padre, com um cajado na mão, se apresentou ao rei. O rei logo disse: padre, espero que você tenha as respostas ou então se prepare pra morrer.
Vou fazer a primeira pergunta.

1- Onde fica o meio exato da Terra?
Camonge pegou seu cajado, bateu com forca no chão e disse: aqui é o meio da Terra.
O rei não acreditou e era ali e perguntou: mas padre como você sabe que o meio da terra é ai?
Camonge respondeu: mande seus homens ir medir pra você vê se não vai da exatamente aqui.
O rei sem poder titubear, concordou com Camonge pensando que era o padre.

Padre lá vai a segunda pergunta: 
2- Em quantos balaios cabem aquela montanha?
Camonge respondeu: cabem em dois.

E rei disse: uai! mas como uma montanha daquele tamanho pode caber em apenas dois balaios?
Camonge respondeu: simples, faça um balaio que caiba a metade que no outro balaio vai caber o resto.
O rei, mais uma vez impressionado, pulou para a terceira pergunta: agora é a última pergunta, padre.

O que eu estou pensando agora?
Camonge respondeu: o senhor tá pensando que  tá falando com o padre,  mas aqui não é o padre não. É Camonge!

Nenhum comentário:

CHUVA

Hoje pela tarde, apenas uma neblina passageira. Quase nada a registrar.