domingo, 6 de março de 2022

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

Madrugada no sertão (Visconde de Taunay)

Eis que, aos poucos, lá para as bandas do oriente, clareia um cantinho do céu. Branqueja, mais e mais, qual se, a subir da terra, fora lentamente desdobrando-se adelgaçado véu de gaza branca.

Passam-se largos minutos. 

Depois, nesse fundo alvadio que se tinge de duvidoso rosicler, acende-se a medo uma riscazinha vermelha, que se alonga mais do que se alarga. Paralela a esta, rompe, dali a pouco, outra já mais extensa e afogueada, instantes após, terceira, essa então abraseada como linha de fogo.

São as barras do dia.

De novo sopra com vivacidade a brisa, que fora gradualmente morrendo; mas vem agora mais quente, com um hálito perfumado de brando calor. 

Nessa hora de misterioso lusco-fusco é que se ouve, de quando em quando, um baque sonoro, acompanhado de estridente grita cromática. É o canto das anhumapocas, que, na margem dos rios ou à beira dos alagadiços, anuncia o alvorecer e acorda as aracuãs pousadas nos ribeirinhos. Ergue-se também o alarido mais forte dos quero-queros, cujos alvos bandos giram vertiginosamente sobre as águs correntes.

De manso, porém, se vai difundindo a claridade pelo firmamento além...

Na terra burburinha o ruído da vida. Doce orvalho banha as plantinhas dos vales, zumbe um mundo de insetos, e nos ramos dos arbustos a passarinhada miúda - coleiros, canários-da-terra, serra-serras, azulões, lavadeiras, pintassilgos, bicudos, tico-ticos e tiés - chilra baixinho, ainda tonta de sono e como a sonhar...

CHUVA DE ONTEM - 3mm. A primeira de março por aqui.

CHUVA EM 2022- Segundo o professor de Meteorologia e Climatologia da Universidade Federal Rural do semiárido, José Spínola Sobrinho, as precipitações de chuva para a nossa região geralmente ocorrem entre os meses de março e abril, e findando em maio.

QUEM PLANTA EM JANEIRO - E quem planta em janeiro, perde em fevereiro. 

Nenhum comentário:

QUE PALAVRA!

Tamarindo Fruto do tamarindeiro, de polpa ácida e comestível. (Soares Amora) Árvore frutífera e o seu fruto. Também se diz tamarino. (Anteno...