domingo, 13 de março de 2022

ENTRETENDO -EDIÇÃO DE DOMINGO

FARTURA BRASILEIRA - (J. Marius)

Lá na fímbria do horizonte, as silhuetas das montanhas e das árvores recortavam figuras estranhas e bizarras, no fundo límpido e azul dos céus.

Descia pela encosta a carga cerrada e aguerrida das árvores, pintalgadas aqui e além, da policromia das flores, numa fartura brasileira de cores e tons.

A avalanche da clorofila atestava soberbamente a uberdade do solo.

Na encosta, em meio ao milharal de espigas gordas embonecadas de cabeleira louro-castanha, fumegava calmo e pacífico um ranchinho de sapé. 

Bem cedo a família do caboclo, na calma satisfeita, saboreava a sua canequinha de café.

Lá fora o calor reverberava, na ânsia da evaporação.

E quando, carregadas as nuvens, viessem depois as chuvas distribuir em toda a vasta mataria, montes e valados, a água fertilizante, de novo a seiva se mudaria em colheita abundante, na verde folhagem, na ânsia incontida dos brotos, das folhas, das flores, dos frutos, a continuar soberba e esplendente a fartura brasileira. (Do livro "Pingos de leitura, quarta série, página 50)

VOLTA DO LATIM 

Separação das sílabas 

1 - Uma única consoante entre duas vogais pertence à segunda: ce-na, a-mo, a-mi-cí-ti-a, má-ior.

2 - Duas ou mais consoantes entre duas vogais pertencem à vogal seguinte, desde que podem dar começo a uma palavra latina: pú-bli-cus, li-bra, nú-cle-us, a-cris, qua-dro, fla-gro, ma-gnus, ca-pra, po-sco, vé-sper, pá-stor, ma-gí-stra.

3 - As palavras compostas são separadas pelas partes componentes: áb-eo, póst-ea, prod-ésse, red-íre.

IDEIAS DE PIERLUIGGI

Se você criar o hábito de estudar pouco, mas todos os dias, irá verificar, em pouco tempo, que o que você estudou não fica retido apenas tempo o bastante para, mal e porcamente, descarregar num papel na hora da prova.

PREFEITOS DE UPANEMA -  Rosvaldo Bezerra de Medeiros foi eleito prefeito em 15 de novembro de 1972 pelo MDB - Movimento Democrático Brasileiro - .Seu candidato a vice foi Manoel Galdino de Moura.

Rosvaldo e Galdino superaram outros dois adversários: Gildenor Roque de Oliveira e seu vice, Everton Notreve Lopes Bezerra, e Antônio Elizeu de Carvalho, com Aldo Santos, vice.

Suas principais realizações foram:

- A construção da sede do fórum municipal com a residência do juiz;

- Aquisição de uma máquina tipo trator de esteira;

-  Aquisição de ambulância para transporte de pacientes. 

Rosvaldo voltou a ser candidato a prefeito em outras duas vezes. Em 1982, quando era seu candidato a vice o Senhor Agenor Vitorino. Em 1996, o vice era Rivaldo Gondim. Em ambos os pleitos não obteve êxito eleitoral. 

No ano 2000, Rosvaldo voltou a candidatar-se, mas desta vez ao cargo de vereador. Foi eleito e depois presidente da Câmara. Faleceu em 2001.

Seus discursos eram eloquentes e inflamados. Na campanha na qual ele foi eleito -1972 - era carinhosamente chamado de "Sabugo" em alusão ao seu corpo fino.

(Algumas informações são do livreto "Upanema: A história dos três poderes - de Distrito a cidade", de Inez Tavares de Mendonça e José Wilson Tavares Bezerra)

Imagens dessa postagem estão em www.imagensdeupanema.blogspot.com.

ORIGEM DAS PALAVRAS 

Algarismo - Do persa, kharizm, região da Ásia Central, através do árabe alkarizmi, o natural de Kharizm. sobrenome do matemático Abu-Jafar Moamed Ibn Musa, autor de uma álgebra com que se introduziu na Europa, o cálculo com algarismos de origem hindu, e conhecidos hoje em dia, sob o nome de árabes. O latim medieval teve as formas algorithmos e algorismos, influenciados pelo grego arithmós, número. (A. Nascentes)

CHUVA DE ONTEM PELA TARDE - 6mm.

CHUVA DA MADRUGADA - 7mm.



Nenhum comentário:

QUE PALAVRA!

Tamarindo Fruto do tamarindeiro, de polpa ácida e comestível. (Soares Amora) Árvore frutífera e o seu fruto. Também se diz tamarino. (Anteno...