domingo, 24 de setembro de 2023

DOMINGO

ESSE SUBSTANTIVO ABSTRATO

Sintoma agudo ou crônico caracterizado por sensação sensorial e emocional incômoda, em que pode haver lesão tecidual real ou virtual.

Localizada ou difusa na região do abdome, podendo variar de intensidade e qualidade (pontada, cólica, queimação etc).

Também denominada cefaleia, pode ocorrer isoladamente como manifestações de um complexo sintomático agudo, como a enxaqueca (cefaleias primárias), ou pode fazer parte de uma doença em desenvolvimento, como infecções, neoplasia cerebral ou sangramentos intracranianos (cefaleias secundárias).

Também denominada odontalgia, é a dor originada no dente, ou ao redor dele.

Dor na região auricular (otalgia). Causada por doenças no próprio ouvido (causa otológica) ou por doenças e/ou distúrbios em outras estruturas orgânicas próximas ou mais distantes do ouvido (causa não otológica).

Decorrente de tensão/contração dos músculos ou ligamentos da região lombar (coluna lombar), caracterizada por dor ou rigidez na região baixa das costas, próxima à região sacral. (Dicionário de termos médicos, enfermagem e radiologia)

DOR É BOA

A arma explodiu, o diretor sentiu um calor escaldante quando a bala se alojou  em seu estômago. Caiu para a frente... lutando contra a dor. Vagarosamente rolou de barriga para cima e lançou um olhar vidrado ao seu atacante, do outro lado das barras. [...]

— A dor é boa, monsieur — disse o homem.

Depois se foi. (Trechos de "O código da Vinci", de Dan Brown. Quem disse que a "dor é boa" foi o personagem Silas, algoz de Jacques Saunière, curador do museu do Louvre)

UM ALGO ABSTRATO

A dor é um substantivo abstrato que incomoda. Não existe dor sem que exista alguém com dor. Eis o melhor conceito para o substantivo abstrato.

FICÇÃO

Hoje fala-se em prosa de ficção, para designar um romance, uma novela, um conto, mas num conceito antigo, ficção encerrava a própria ideia de Literatura: uma obra literária, fruto da imaginação, quer fosse um romance ou um poema ou uma peça de teatro.

Muitos autores modernos têm substituído, em seus livros, a palavra Romance pelo de Ficção, como é o caso de Clarice Lispector, que aboliu por completo a indicação do gênero. A ficção seria o ideal maior do romancista, não mais sujeito a regras de composição. (Vocabulário Técnico de Literatura, de Assis Brasil).

NA BOCA DO POVO

O calor é um dos assuntos em pauta não somente na imprensa, mas em todas as rodas de conversas.

VENTILADORES E AR CONDICIONADOS

Para proteger-se do calor, o jeito é comprar ventilador ou ar condicionado.

Somado a isso, a ingestão de líquidos, em especial água e suco, deve ser algo indispensável.

HIDRATAÇÃO

A hidratação do corpo sempre foi importante na vida das pessoas. Faz "milagres" até. 

MÚSICA NA MINHA VIDA

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai.

Não adianta escrever meu nome numa pedra
Pois essa pedra em pó vai se transformar
Você não vê que a vida corre contra o tempo
Sou um castelo de areia na beira do mar.

A lua cheia convida para um longo beijo
Mas o relógio te cobra o dia de amanhã
Estou sozinho, perdido e louco no meu leito
E a namorada analisada por sobre o divã.

Por isso agora o que eu quero é dançar na chuva
Não quero nem saber de me fazer ou me matar
Eu vou deixar em dia a vida e a minha energia
Sou um castelo de areia na beira do mar.

Nuvem passageira, de Hermes Aquino, fez um grande sucesso em 1976 quando eu ainda era menino. Ouvíamos no rádio de pilha do vizinho. 

A música ainda é muito ouvida. Aproveito "nuvem passageira" para dar exemplos de metáfora, comparação e prosopopeia:

"Eu sou nuvem passageira/Sou um castelo de areia na beira do mar" são exemplos de metáfora. 

"Eu sou como um cristal bonito que se quebra quando cai" é exemplo de comparação.

"A lua cheia convida para um longo beijo/Mas o relógio te cobra o dia de amanhã" são exemplos de prosopopeia.

Segundo colhi, Hermes Aquino mora em Porto Alegre e tem 74 anos de idade. 

PARA QUE SERVE A DISCIPLINA HISTÓRIA?

Uma das utilidades da disciplina História ou mesmo a história do dia a dia, da nossa história é não cometermos os mesmos erros do passado.


Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

À custa alheia todos são prudentes, esforçados e comedidos.