domingo, 10 de novembro de 2024

DOMINGO

ECONOMIA

Corte de gastos

Os cortes de gastos são necessários, não importando se estejamos falando de governo ou pessoas.

Se as despesas são maiores do que as receitas, não há como se sustentar.

Discute-se hoje na imprensa e no parlamento a necessidade urgente do corte de gastos como a única solução dos governos se sustentarem e poderem investir.

Endividados, os governos faltam coragem de enfrentar o problema, pois esbarram em privilégios de muitos.

Taxação de altas fortunas é uma das saídas, mas podem piorar a situação por causa da fuga de capitais para outros países.

A economia na redação de ENEM 

Um assunto que deveria ser tema de redação a economia. Um assunto sério, de gente que pode até contribuir com ideias. 

O tema poderia ser jogado no ar. Quem sabe algumas mentes poderiam iluminar as milhares que vivem nas trevas!

Da economia do tempo

Comporta-te assim, meu Lucílio, reivindica o teu direito sobre ti mesmo e o tempo que até hoje foi levado embora, foi roubado ou fugiu, recolhe e aproveita esse tempo. Convence-te de que é assim como te escrevo: certos momentos nos são tomados, outros nos são furtados e outros ainda se perdem no vento. Mas a coisa mais lamentável é perder tempo por negligência. Se pensares bem, passamos grande parte da vida agindo mal, a maior parte sem fazer nada, ou fazendo algo diferente do que se deveria fazer. (Sêneca - Aprendendo a viver)

Quem foi Sêneca?

Lúcio Anneo Sêneca nasceu em Córdoba, Espanha. Seu pai foi Anneo Sêneca - Sêneca o velho -, conhecido como retórico e do qual restou apenas uma obra escrita, intitulada Declamações. Sêneca, o moço, foi educado em Roma, tendo estudado retórica ligada à filosofia. Em pouco tempo tornou-se conhecido como advogado e ascendeu politicamente, passando a ser membro do senado romano e, masi tarde, questor (magistrado encarregado das finanças).

Em Roma, o triunfo político não acontecia impunemente, e a notoriedade de Sêneca suscitou a inveja do imperador Calígula, que morreu antes de poder destruí-lo. Dessa forma, Sêneca pôde continuar vivendo com relativa tranquilidade, mas essa não durou muito tempo. Em 41 d.C., foi desterrado para Córsega sob a acusação de adultério, supostamente com Júlia Livila, sobrinha do novo imperador Cláudio César Germânico.

As cartas

Um gênero textual bastante antigo. É também chamada de epístola. Composição datada e escrita por um indivíduo ou em nome de um grupo com o objetivo de ser recebida por um destinatário. O termo tem uso antigo e constitui gênero literário importante a partir do conjunto de textos do Novo Testamento que ficaram conhecidos por epístolas.

Os apóstolos Paulo, Pedro e João foram os que enviaram cartas para as comunidades.

Modernamente, em "Todas as cartas", conhecemos as cartas enviadas por Clarice Lispector às irmãs e a amigos escritores como João Cabral de Melo Neto, Rubem Braga, Nélida Piñon, Oto Lara Resende e Lygia Fagundes Telles.

Há também "Cartas escolhidas", de Monteiro Lobato, enviadas para seus familiares.




Nenhum comentário:

ANOITECE

Anoitece.  Oração sem sujeito. Adentra sem pressa. Nós humanos que contemos o tanto de estrelas no céu e as mudanças constantes das nuvens. ...