domingo, 31 de janeiro de 2010

UMA PESCARIA IV

Peixe escabriado

Ouvi um testemunho de um morador da ribeirinha.
Ao observar as pessoas tentando pescar peixes com anzol, ele desabafou:

"Os peixes estão escabriados com as pessoas. Todos os dias tem gente com os anzol. Todas manhãs eu pegava seis a sete peixes. Agora não pego mais porque todo dia há vinte anzol aqui. Não venho mais pescar”, concluiu o homem.

UMA PESCARIA III

Uma notícia ruim

Os outros pescando e eu observando o meio ambiente sendo agredido pela poluição. Uma quantidade descabida de garrafas e latinhas de refrigerantes estão espalhadas pelo leito do rio e nas imediações dele.

UMA PESCARIA II

Quando Jorge pegou um Mané Besta, correu para mostrar a Altevir, dizendo: “presta pra comer?” “Por que não presta?” Diz o especialista em pescaria. “Esse aí é mais difícil de pegar que o tipunaré”. O Mané Besta não é tão besta como se diz por aí. Ele fica por detrás das moitas,” arrematou ele.

Ao ser indagado de novo por mim qual seria o peixe mais besta de se pegar, ele disse: “É difícil dizer qual. O peixe estando com fome come tudo”. Como nós, disse eu a ele. Quem está com fome come até capa de cangaia.

“A traíra é o peixe mais carnívoro da água. Ele come sapo, caçote, rato. O homem não tem nojo porque depois come a traíra." A informação de Altevir é controversa, porque outros bichos que vivem dentro d’água também comem muito isso.

“Tilápia e traíra não comem piaba”. Enquanto o especialista dizia mais uma de seu repertório, eu olhava ele pescando e pensava: Pescar é um verdadeiro exercício de paciência.

A pescaria poderia ter sido melhor se as formiguinhas, conhecidas como “mordedeiras”, não nos atacassem sem parar.

QUANTO AO TEMPO

Quem diria que hoje já é o último dia do mês de janeiro de 2010!

Lembro-me claramente a passagem do ano novo.

E amanhã já é 1° de fevereiro, segundo mês. Quando chega fevereiro, percebemos que o ano está correndo em ligeiro demais em direção ao fim. Sei que é só ilusão da nossa mente limitada que temos.

Ano de copa e política, deve passar sem que percebamos. Depois do carnaval, enxergaremos melhor o que estou dizendo.

Será o tempo de iniciar o ano letivo, que é o temp que espera uma garotada doidinha pra começar a estudar e outra doida para que não comece nunca.

Ao lado disso, também há outros tantos funcionários públicos nessa mesma situação.

UMA PESCARIA I

Que pescaria!

Na quarta-feira passada, eu estava à procura de assunto para colocar no blog. Então recebi um convite de Jorge Luiz para pescar, à tardinha, na beira do rio. Para quem não sabia, Jorge Luiz gosta de pescar.

Ao chegar lá, encontrei o professor Diógenes, que tomava umas com amigos. Ele estava mais cheio que o rio da cidade, em meados de maio do ano passado. Ao me ver, detonou logo João Marinho, que estava ausente. Diógenes disse que João marinho não prestava e que ia ficar mal dele durante um mês. Ia também tirar o nome dele da agenda de telefone, porque telefonara pra ele umas dez vezes e ele desligava.

Depois de sair de perto do professor mamado, fui para a pescaria. Primeiro tentar apanhar algumas piabas, pra depois procurar os peixes maiores. Na pescaria estava Altevir, filho de Mané da Cabeça Branca. Este preparava piabas para servirem de iscas para os peixes. Como não sei nem pegar na vara de anzol, tratei logo de pegar nas folhinhas e começar a anotar o que vinha à minha cabeça e o que ouvia Altevir conversar sobre peixe e pescaria.


sábado, 30 de janeiro de 2010

CALMA, GENTE

O site da Folha online divulgou a seguinte explicação para os congestionamentos no site da internet para as inscrições no vestibular:

O grande número de acessos ao site do Ministério da Educação dificultou na sexta-feira a inscrição para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em universidades federais que utilizam o Enem no processo seletivo. Em nota divulgada na sexta-feira, o ministério explicou que a dificuldade para acessar o site foi provocada por uma falha técnica na rede e pela queda da internet.

Digo que não adianta o pessoal forçar a barra, porque não adianta. Ninguém pode entrar no céu a força.

Aguardem que tudo vai dar certo.



MAGNO É DÚVIDA AMANHÃ

Conversei ontem, pelo MSN com Magno, o lateral direito do Potiguar de Mossoró.

Perguntei a ele quando ia jogar e com qual adversário.

Disse que ia jogar domingo, contra o Baráunas. Era o grande clássico Potiba.

Qual a expectativa para o jogo?

Magno disse que era das melhores.

Será o titular na posição?

Não sei, pois estou machucado com um problema no calcanhar direito.




sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

LÁ E CÁ

Terremoto no Haiti, chuvas demais em São Paulo, aviões que caem, pontes que se desintegram.


Ao olhar todo esse quadro, não dá para a gente fazer um comparativo com a tranquilidade que temos por aqui?

DECLARAÇÃO NO TWITTER

"A lua vista a partir de Gado Bravo parece que é mais bonita do que em qualquer outro lugar."
(Frase dita pelo reitor da UFERSA, Josivan Barbosa, ontem à noite, pelo twitter)

Ele disso isso porque não viu a lua de Upanema, algum tempo depois. Estava simplesmente limpa, num céu limpo, cristalino.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O QUE SE DISCUTE

O que mais se discute na cidade é sobre o carnaval de Upanema que vai ser mais fraco do que caldo de batata.

Eu, de minha parte, não tenho nada a ver com isso.

Depois falarei mais sobre isso.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

PROFETAS DA POLÍTICA

Há algum tempo, o profeta da política de Mossoró e do Rio Grande do Norte, segundo a minha humilde e desinteressada análise, era o radialista e jornalista Neto Queiroz.

Agora que Neto desapareceu da mídia, (pelo menos a que eu costumo acessar)
há outro que está fazendo o mesmo papel, ou até melhor do que o seu antecessor: é César Santos, do jornal mossoroense, De Fato - www.defato.com.

Suas análises são simplesmente brilhantes e interessantes.

Quem gosta de discutir política - e quem não gosta? - precisa estar atento ao que aquele escrivanhador escreve.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

DENGUE

"Não deixar água acumulada. O combate não pode parar".

(Orientação dos profissionais da saúde, que não se cansam de repetir o que todo mundo dito civilizado sabe)

BANDAS LOCAIS SERÃO A ATRAÇÃO DO CARNAVAL DE UPANEMA

Era aguardado com muita expectativa o anúncio de bandas de grande expressão para o Carnaval de Upanema 2010. Como tinha sido anunciado pela Secretaria de Turismo e Comunicação, existia a possibilidade da inclusão de novas atrações, somando-se as bandas locais. Mas, em virtude de vários fatores, principalmente financeiro, a prefeita Maristela decidiu realizar o carnaval somente com as bandas Resgate Livre, Porreta Elétrico e Timbalasamba.

“Esperávamos os recursos do Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), mas o Governo Federal adiou o repasse e já é anunciada uma diminuição de mais 70% do valor previsto. Não tivemos retorno do Governo do Estado, sobre o apoio ao carnaval do nosso município, enquanto que outros municípios estão recebendo recursos. A queda do FPM no mês de janeiro e a não liberação da emenda do deputado Henrique Alves, junto ao Ministério do Turismo também nos motivou a fazer um carnaval que não prejudique ainda mais os investimentos da prefeitura”, explicou a prefeita Maristela.

A prefeita trabalha com a informação de que teremos mais queda na arrecadação e o investimento num carnaval de grande porte poderia prejudicar o investimento em setores com a agricultura, com o programa de corte de terras, a entrega do quite escolar para os alunos da rede municipal, a compra de novos gabinetes odontológicos móveis para zona rural, entre outros investimentos previstos para esse primeiro semestre. Outro fator importante que pesou na hora de tomar essa decisão, segundo informou a prefeita, foi o aumento do salário mínimo já em janeiro e as negociações salariais de algumas categorias.

“Sabemos da importância de um evento como o carnaval para o município, mas não somos irresponsáveis de fazer um grande investimento e depois deixar outros setores prejudicados, como o atraso dos salários dos servidores ou atraso no pagamento dos fornecedores locais. Temos certeza que a população vai compreender”. Afirmou a prefeita.


A Secretaria de Turismo e Comunicação informa que na próxima quinta-feira deverá estar sendo anunciada a programação oficial do evento, que esse ano deverá contar com a escolha do Rei e da Rainha do carnaval.


FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

CALOR DE RACHAR

"Calor de rachar mesmo é no Nordeste."
Foram as palavras de uma jornalista de TV, hoje à noite.
"Todo esse calor é chuva", diria alguém.
"Todo esse calor é calor mesmo", diria Seu Lunga ou qualquer um de seus imitadores.

domingo, 24 de janeiro de 2010

RECOMENDAÇÃO DE LEITURA

"O Último jurado", de John Grisham, é um livro bastante interessante, principalmente que está estudando Direito ou procurando uma vocação profissional.
É um texto que também envolve a profissão de jornalista e detetive. Há passagens dramáticas, próprias de filmes policiais.
Uma pequena amostra
O personagem principal, muito jovem, compra um jornal falido, com dinheiro emprestado da avó rica.
Consegue aumentar consideravelmente a tiragem do periódico.
Muda os equipamentos do jornal com o dinheiro que ganha.
Começa a frequentar muitos lugares na cidade para melhor conhecer as pessoas e fazer boas reportagens.
Faz o jornalismo de serviço. Segundo ele, virtude de um bom jornalista.
Enfrenta o os preconceitos do lugar, principalmente o racismo.
Não vou dizer mais nada, senão ninguém vai querer ler o livro.

CONSTATAÇÃO DE EDGAR

Edgar fala de chuva em seu blog.
Para quem não leu lá, leia aqui:
"Neste final de semana passado estive em Fortaleza e constatei que lá não tinha chovido ainda este ano. Enquanto aqui já caiu várias chuvas."

sábado, 23 de janeiro de 2010

MAIS CAFÉ

Nesse momento estou utilizando mais café do que opinião.
As opiniões estão aqui dentro, sem sair. O café, ao contrário, entra com a maior facilidade.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

DESTACAMENTO DA POLÍCIA DE UPANEMA CONTINUARÁ PERTENCENDO A MOSSORÓ

Uma comitiva de autoridades upanemenses foi a capital do estado hoje, para uma reunião com o novo comandante do Comando do Policiamento do Interior – CPI, Coronel Reinaldo. Participaram da reunião, a prefeita Maristela, o vice-prefeito Manezinho, os vereadores Adelcina Barbosa, Anísio Jr., Neném do Cabano, Gineton Costa e Nonato Garcia.

O objetivo da reunião era tentar conseguir a permanência do destacamento de polícia do município no IIº Batalhão de Polícia de Mossoró. Com as mudanças nos comandos do policiamento do interior, existia a expectativa de mudança nos destacamentos e Upanema iria ficar pertencendo ao Batalhão de Açú. No entendimento das autoridades, a mudança afetaria a logística e poderia prejudicar a segurança do município, já que o batalhão de Açú possui uma estrutura bem menor que a de Mossoró.

A prefeita Maristela explicou que hoje, o município enfrenta dificuldades na questão da segurança e essa mudança poderia aumentar ainda mais a insegurança no município. Depois de ouvir as explicações e solicitações das autoridades upanemenses, o comandante Reinaldo entrou em contato com o Coronel Elias, comandante do IIº Batalhão de Polícia de Mossoró. Depois da conversa com o comandante, a comitiva recebeu a boa notícia de que Upanema continuaria pertencendo a Mossoró, restando apenas a comunicação ao comando em de Açú.

Outra importante reivindicação feita pelas autoridades foi o aumento do contingente policial do município. A prefeita Maristela informou ao novo comandante que a Prefeitura de Upanema já tinha mantido conversa com o antigo comandante do CPI e o Coronel Elias, no sentido de transformar o destacamento de polícia de Upanema em um pelotão, proporcionando mais estrutura e um aumento no efetivo. “Nós estamos dispostos a ceder um terreno do município para construção do prédio. O governo do estado entraria com o restante”, explicou Maristela. Coronel Reinaldo se mostrou interessado na proposta e assegurou que pelo menos o aumento do efetivo de Upanema será realizado.

No final da reunião, a prefeita Maristela disse que o saldo foi positivo. “Mostramos ao novo comandante a nossa situação. Não podemos regredir na questão da segurança. Ele foi muito sensível as nossas solicitações”, comemorou a prefeita.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

ESTRADA AINDA É ASSUNTO

O assunto da audiência pública de ontem ainda é o prato do dia.
Só o que ainda se falava hoje.
Há ideias de todos os tipos, desde a proposta de as pessoas votarem em outros candidatos a não votar em nenhum.
Não acredito que haja uma solução para o momento. De todo jeito grande parte dos candidatos que têm culpa no cartório irá ficar no poder por mais alguns anos.
A partir de agora vamos ver qual a força que eles têm para trazerem o que o povo há muito tempo está querendo. A força do povo a gente já viu: nenhuma.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

SALADA

O colunista César Santos, do Jornal de Fato, de hoje, faz uma análise política do quadro que poderá ser pintado na campanha eleitoral deste ano. Descreve o quadro na região e, como não podia deixar de fora, Upanema:

Em Upanema, outra salada de nomes, siglas e cores: o grupo da prefeita Maria Estela, do PMDB, apoiará a chapa majoritária com os democratas Rosalba Ciarlini e José Agripino e mais o peemedebista Garibaldi Filho, enquanto que na proporcional reforçará a campanha pela reeleição das deputadas Larissa e Sandra Rosado, do PSB.


quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A AUDIÊNCIA PÚBLICA DE ONTEM

"Mentiram muito ontem aquele povo na Câmara".

Quem? Perguntei.

"Os políticos que estavam aqui ontem na audiência pública sobre a BR."

Acima, o que escutei de um cidadão hoje pela manhã.

A PESSOA MAIS APLAUDIDA NA AUDIÊNCIA PÚBLICA

Na Audiência Pública em Upanema, cujo tema era a BR 110, a pessoa mais aplaudida foi o ex-prefeito Jorge Luiz.
Em pelo menos três vezes, quando era tocado em seu nome, a assembleia se manifestava com aplausos.

CONTERRÂNEOS AQUI

Há um bom número de conterrâneos visitando a cidade.
Boa parte deles moram no Estado de Rondônia: Erivan Silva, Eva Ribeiro, Guilhermina e Toim, seu irmão.
Vindo de Natal, o professor Holanda, também conhecido por Benedito.
De Pau dos Ferros está Evaldo Gondim. Ele leciona inglês no Campi Avançado da UERN.
Talvez haja mais gente, mas no momento só estou me lembrando destes.

PREFEITA EXPÕE REALIDADE E SENTIMENTO DO POVO SOBRE A BR 110

A audiência pública realizada ontem para debater os assuntos ligados a construção da BR-110, serviu para que a prefeita Maristela reforçasse seu discurso de luta em prol desta importante estrada para o nosso município. Maristela, em pouco mais de um ano de administração, já participou e provocou várias reuniões com parlamentares do estado e o Ministro dos Transportes, com o objetivo de dar celeridade ao projeto de construção da BR-110.
Ontem, a prefeita aproveitou a presença das autoridades para mostrar os prejuízos que a falta da BR-110 provoca ao nosso município, principalmente no período invernoso, a impossibilidade de crescimento da economia pela falta da mesma e o sentimento do nosso povo diante de tantas promessas dos políticos.
“Não queremos mais conversa, queremos ver as máquinas trabalhando”, afirmou a prefeita. Segundo Maristela, o sentimento de descrédito com os políticos está claro no rosto dos cidadãos upanemenses e, por isso, ela como representante maior do nosso município, sentiu-se na obrigação de demonstrar a realidade dos fatos e do sentimento do povo de Upanema, quanto a BR-110 e os políticos. Para Maristela, é preciso que os políticos do estado entendam que a população não acredita mais em falácias sobre a estrada. “Desde a década de 50 que esperamos esse sonho. Chegou à hora de virar realidade.” finalizou.


A prefeita ainda comentou que a audiência foi importante, pois foi o momento em que os nossos parlamentares puderam ver de perto que o município é capaz de se organizar para reivindicar seus direitos. A prefeita parabenizou o vereador Anísio Jr. e a Câmara de Vereadores pela grande audiência.


FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA



UMA CHUVA FORTE

Uma chuva banhou a cidade de Upanema, ontem, entre as 4 e 5 da tarde.
Foi uma chuva daquelas que costumo chamar de chuva forte: muita água, muito vento e uns tantos trovões e relâmpagos.
Foi uma daquelas chuvas que me deixou, à moda de Erasmo Gondim, num canto de parede, mudo e com medo dos trovões e relâmpagos.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

ALGUMAS FRASES DA AUDIÊNCIA SOBRE A BR 110 X

"O povo de Upanema se reuniu e não vai aguentar mais esperar por essa estrada." (Senador Garibaldi Filho).

ALGUMAS FRASES DA AUDIÊNCIA SOBRE A BR 110 IX

"O ministro Alfredo Nascimento não pode escapar, não!" (Senador Garibaldi Filho)

ALGUMAS FRASES DA AUDIÊNCIA SOBRE A BR 110 VIII

"Estamos numa grande encruzilhada." (Senador Garibaldi Filho).

ALGUMAS FRASES DA AUDIÊNCIA SOBRE A BR 110 VII

"A barragem está esperando a estrada. Se tivéssemos irrigado os 1.500 hectares, como iriam ser escoados?" (Senador Garibaldi Filho).

ALGUMAS FRASES DA AUDIÊNCIA SOBRE A BR 110 VI

"Esta é uma audiência pública diferente. Toda audiência pública traz, geralmente, descrença, dúvida, desconfiança." (Senador Garibaldi Filho).

ALGUMAS FRASES DA AUDIÊNCIA SOBRE A BR 110 V

"Aproveito a oportunidade para solicitar recursos para a Passagem Molhada." (Prefeita Maristela Freire)

ALGUMAS FRASES DA AUDIÊNCIA SOBRE A BR 110 IV

"O que viemos fazer aqui?
Selar o compromisso com Maristela, Manezinho, Jorge Luiz e o povo de Upanema." (Senador Zé Agripino)

ALGUMAS FRASES DA AUDIÊNCIA SOBRE A BR 110 III

"Aqui estão os três senadores, metade da bancada federal, alguns deputados estaduais, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, presidente do DNIT.

Por essas razões é que a estrada vai sair." (Senador Zé Agripino)

REPRISE

No próximo sábado, às onze e meia da manhã, a FM 104 vai reprisar a Audiência Pública de hoje, que discutiu a BR 110.

ALGUMAS FRASES DA AUDIÊNCIA SOBRE A BR 110 II

"Ela a gora vai sair". (Senador Zé Agripino)

ALGUMAS FRASES DA AUDIÊNCIA SOBRE A BR 110 I

"Não sei porque ainda não colocaram a BR no PAC". (Senador Garibaldi Filho)

VAMOS À AUDIÊNCIA

Não há assunto mais surrado, chato e ao mesmo tempo fácil de se falar do que a BR 110.
É um assunto muito chato, mas ninguém se abstém de falar, porque quando se fala nele, envolvemos a política.
E política todo mundo gosta, inclusive os que "odeiam" o assunto.
Esses posicionam-se logo quando chega a campanha eleitoral. Defendem os seus, do seu lado, porque são isso ou aquilo.
Hoje tem audiência pública. Sei que não vai dar em nada, como as outras não surtiram nenhum efeito.
Mesmo assim, aposto que o auditório ficará tão cheinho hoje que não se oderá botar nem um pé.
Vamos lá?

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA SOBRE DESABAMENTO NO CENTRO DE CONVENÇÕES

Em relação às reportagens veiculadas em blogs e meios de comunicação do município, sobre o desabamento de parte do forro de gesso, da construção do Centro de Convenções Francisco Alex de Oliveira Neto, a administração Avançando com Resultados tem a esclarecer:

Em primeiro lugar, a administração Avançando com Resultados informa que ainda não recebeu OFICIALMENTE a obra do teatro, pois ainda resta a execução de serviços de “acabamento” que somam o valor de aproximadamente R$ 80.000,00;

A administração Avançando com Resultados também informa que é de responsabilidade dessa administração, o acompanhamento e fiscalização de menos de 10% do valor da obra que resta, referente a parte de “acabamento” e que a mesma não teve acesso a execução das obras estruturais executadas anteriormente;

A Prefeitura esclarece que ainda não é possível detectar o que motivou o desabamento de parte do forro gesso e anteriormente da laje do hall de entrada do prédio, até porque nenhum laudo técnico foi elaborado sobre o caso;

A Prefeitura encaminhará técnicos para verificarem se há risco de novos desabamentos ou danos a terceiros;

O projeto e planilha de custos da obra serão verificados para comparação com os serviços executados pela empreiteira responsável pela construção do imóvel;

O caso deverá ser analisado pelo engenheiro responsável da obra bem como pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), de acordo com solicitação da Prefeitura;


FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

PRESENÇAS DE POLÍTICOS AMANHÃ NA AUDIÊNCIA

A prefeita Maristela comunica através de sua assessoria de imprensa, que cobrou dos parlamentares potiguares que tiveram e/ou terão o apoio do grupo político dela, a participação na audiência pública para debater a BR-110, que será realizada amanhã, aqui em Upanema. Maristela confirmou a presença dos senadores Garibaldi Alves, José Agripino e Rosalba Ciarline, além dos deputados Henrique Eduardo e Walter Alves.

A prefeita destacou que a participação dos parlamentares mostra que os mesmos têm compromisso com o nosso povo. “Eles foram votados e agora tem que ouvir a cobrança do nosso povo. Nada mais justo.”, afirmou a prefeita.

Maristela também informou que sua linha de comportamento no debate será em defesa de nossa BR e de cobrança aos parlamentares. “Vou tentar mostrar aos nossos parlamentares que não será fácil pedir votos para os mesmos, na próxima eleição sem termos algo de concreto com relação a BR-110”, explica. Para Maristela, o comportamento de todas as lideranças locais deve ser o mesmo. “Não importa o partido, nem o político, temos que cobrar”, afirmou.


FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO - ASSESSORIA DE IMPRENSA

ROSALBA NO TWITTER

Indagada se viria a Upanema amanhã para a audiência pública sobre a BR 110, a senadora respondeu:

Estarei sim, Xavier. Sempre defendi a construção do trecho da BR 110 até Campo Grande.

PREFEITURA DIVULGA MUDANÇAS NA ESTRUTURA DO CARNAVAL DE UPANEMA

Diante da realidade financeira que a Prefeitura de Upanema está convivendo, a prefeita Maristela Freire está tendo que tomar algumas medidas para tentar adequar a programação, estrutura e atrações do Carnaval de Upanema a nova realidade das finanças municipais. Para isso, medidas como o corte de gastos com estrutura e atrações de grande renome serão tomadas, mas a tendência é de que não haverá uma queda na qualidade do evento. A principal mudança em relação ao carnaval do ano passado será a “exclusão” do carnaval da Praça de Eventos, onde estava montada a estrutura de palco, som e gerador, barracas etc. Maristela e a comissão organizadora do evento explicam que a medida visa justamente economizar recursos.

Segundo Anaximandro Eudson, secretário de Turismo e Comunicação, a prefeita está trabalhando para enxugar os custos, mas tentando manter o formato de um evento que vem dando certo nos últimos anos. “O Carnaval de Upanema cresceu muito nos últimos anos e, isso demanda custos elevados. Diante da situação financeira do município, a prefeita Maristela está correta em fazer um carnaval com cortes de gastos”, explica Anaximandro.

Algumas atrações também foram mantidas. O mega trio Ventury, que já animou os foliões de Upanema no carnaval de 2009 já está contratado para o carnaval 2010. A contratação do trio faz parte da estratégia da prefeitura em manter a tradição do mela-mela, que é o ponto alto da festa momesca. As atrações locais também estão asseguradas. Timbalasamba, Porreta Elétrico e a banda Resgate Livre terão seu espaço no carnaval de Upanema. A novidade para esse ano fica por conta da banda Resgate Livre, que fará a alegria da galera no Terminal Turístico do Rio Upanema. A banda tocará muito frevo e marchinhas de carnaval.

A coordenação do evento ainda não divulgou a programação oficial, em virtude da possibilidade de inclusão de duas bandas regionais de maior expressão, no domingo e na terça. “Teremos uma reunião com a prefeita Maristela amanhã, para fecharmos os nomes das atrações”, afirmou Anaximandro Eudson.

Pelo que está sendo elaborado, o Carnaval de Upanema não terá grandes mudanças nem deverá ter diminuição considerada nas atrações e estrutura, contribuindo para que o evento permaneça sendo um dos maiores do Rio Grande do Norte.

FONTE: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

domingo, 17 de janeiro de 2010

DICA DE LEITURA

A dica da semana é o livro "Anjos e Demônios", de Dan Bown, que ainda está em grande sucesso de vendas.

É uma leitura para ser feita por todos.
É um livro para ser lido por todas as pessoas de todos os credos e todas as cores. Para os do lado de cá e os do lado de lá.
É uma história fictícia e misturada com alguns dados históricos, nem sempre confiáveis.
Mas é bom porque desafia a fé de que a tem e discute com os que ainda não alcançou.
Não deve ser um livro que possa substituir a Sagrada Escritura. Não!




sábado, 16 de janeiro de 2010

HAITI

O Haiti é tema de tempos passados.

"Haiti" é nome de música de Gilberto Gil.

Na música ele faz uma comparação entre a situação do povo daqui e de lá:


Se você for ver a festa do Pelô
E se você não for
Pense no Haiti
Reze pelo Haiti.

O Haiti é aqui
O Haiti não é aqui.

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA TERÇA

Um assunto que certamente vai ser muito discutido ainda daqui pra terça-feira e muito tempo é a audiência pública no próximo dia 19.


sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

VERSOS BARATOS II

Na cidade de Upanema
Há blogs de todo jeito
Dos mais simples
Aos mais complexos
Dos bem feito
Aos mal feitos.

Uns são diários
Outros, nem tanto
Uns primários
Outros, nem te conto.

Uns mostram a cara
Outros se escondem
Uns te encaram
Outros vivem como lobisomem.

NÃO CHORO

“Se eu não passar de ano, não vou chorar. Só chorei uma vez quando morreu meu papagaio”. (Frase que captei de uma aluna que estava na iminência de não passar para a outra série).

O POVO E A BR 110

Escutei alguns cochichos sobre a BR que está demorando a vir.

Um deles foi: "Faz-se estrada é com dinheiro e não com conversa e promessa."

Outro: "O político que neste ano falar em estrada e não fizer, será queimado nas urnas."

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

UM MISTÉRIO

Após reação da Igreja Católica, Lula recua sobre defesa do aborto.

Depois da reação da Igreja Católica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou rever o trecho pró-aborto no decreto do 3° Plano Nacional de Direitos Humanos, alegando que ele não traduz a posição do governo, informa reportagem da colunista Eliane Cantanhêde, publicada nesta terça-feira (12).

Pela nova redação, o texto deverá fazer uma defesa genérica do aborto, no contexto de saúde pública - para salvar a vida da mãe, por exemplo. Também haverá alterações na parte que trata da violação de direitos humanos na ditadura.

Como foi publicado pelo "Diário Oficial da União", no dia 22 de dezembro, o plano estabelece "apoiar a aprovação do projeto de lei que descriminaliza o aborto, considerando a autonomia das mulheres para decidir sobre seus corpos".


NOTA DO BLOG:

Há uns pontos a considerar na notícia da Folha:

a) Por que quando fala-se em aborto só é mencionada a Igreja Católica?

b) Por que os direitos humanos só pensam em salvar a vida da mãe e nunca a do bebê?

c) Que história é essa de que a mulher tem o direito sobre o seu corpo e não pensa no corpo que está em seu ventre? De quem é o corpo que está no ventre? É dela? Hein?!

VERSOS BARATOS

Se tem blá blá blá
E Núbio tem coragem
Com certeza
Ele irá publicar.

Arroche o nó
tudo emendado
E sem acento
Mais blogspot.com
É o endereço eletrônio
Que Núbio Melo
Dá o tom.

FRASE REALISTA

“Se trabalhar muito enricasse, todo jumento teria colar de ouro.”

RERRÉ

De tanta rerré, muitos alunos só vivem atrasados.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

BARRAGEM DO AÇU

Cratera é segundo problema ocorrido na barragem

Todo norte-rio-grandense tem direito de imaginar que o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) encobre informações a cerca das crateras que se impõe na parede da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, pois há jurisprudência firmada, digamos assim, em relação a essa conduta. Entre o fim da construção e sua inauguração, nos anos oitenta, a barragem sofreu um abalo enorme, porque um erro de cálculo provocou uma acomodação inesperada de camadas. Moradores de Assú denunciaram o problema e os responsáveis pela barragem negaram o tremor de terra. Pouco depois, discretamente, passaram a trabalhar com a informação de que o episódio reduziu consideravelmente a capacidade de acumulação de água pelo reservatório.

(Roberto Guedes, do De Fato, de 10 de janeiro, 2010)

VAI SER BOM

Como ando de antenas ligadas, escutei um cidadão comentando sobre a audiência pública que vai haver na próxima semana.
Ele disse: "vai ser bom".
Para quê? disse o outro.
Para a gente se divertir, respondeu.

CHEIRO DO MATO

É imcomparável a vida rural em oposição à urbana. Esta traz muitas vantagens, mas também outras tantas desvantagens.
O que me fascina no campo é o cheiro do mato. Isso falta na cidade e disso não sentimos falta, mas que é bom, é.

UM TEXTO PARA POLEMIZAR

INFERNO PROVISÓRIO

A doutrina católica diz que há um purgatório, que serve para purgar os pecados das almas que não foram sucientemente boas para irem ao céu e sufientemente más para irem para o inferno. Se no céu não entra pecado, quem é tão puro para morrer sem nenhuma manchinha?

Os católicos não têm como provar essa doutrina, com versículos da Bíblia, visto que nesta não há esta palavra, como não há também a Trindade.

Há uma abundância de passagens, que a Igreja, na sua sabedoria, interpretou como purgatório.

"Reconcilia-te com o teu adversário... enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário de entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao ministro e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que, de modo nenhum, sairás dali, enquanto não pagares até o último ceitil" (Mt 5, 25-26). Eis um texto que trata, mesmo sem dizer diretamente, do purgatório.

Outra alusão à existência do purgatório encontramos em I Cor 3, 12-15: "...Aquele, cuja obra (de ouro, prata, pedras preciosas) sobre o alicerce resistir, esse receberá a sua paga, aquele, pelo contrário, cuja obra, (de madeira, feno, ou palha), for queimada, esse há de sofrer prejuízo; ele próprio, porém, poderá salvar-se, mas como que através do fogo".

É conhecida de todos a passagem que o Mestre fala de pecados que não serão perdoados nem neste mundo nem no outro. (Mt 12,32).

Diante dessa passagem, como se viram os religiosos que dizem que depois de morrer não tem mais jeito? Que interpretação diferente se dá ao texto?

Ora, há por aqui, no meio de nós, quem pregue um tal dum inferno provisório!

Ora, ora!

(Do Blog catolicandoagora.blogspot.com)

ATÉ AS FORMIGAS TEM CHEFES

Conversa vai, conversa vem, um cara acolá disse: a igreja somos nós. Aí ficam uns dizendo "minha igreja". Ora, ninguém tem igreja. Quem tem igreja é Jesus.

Jesus disse: "Edificarei a minha igreja." E mais: nós não temos pastores.

Dito isto, saiu. Eu ainda disse: que história é essa de não ter pastores?! Se até as formigas têm chefes, imagine nós!

Aí lembrei daquela passagem, muito polêmica, por sinal, na qual Jesus entrega a igreja a Pedro, nesses termos: apascenta as minhas ovelhas! (Evangelho de João, 21,17).

Se tem blá,blá,blá...

QUEM SÃO OS NOVOS SECRETÁRIOS

Os novos secretários da administração Maristela/Manezinho, anunciados pela prefeita ontem, são dois nomes desconhecidos por muita gente.

Começando por Inácio - seu nome completo: Inácio Araújo de Souza, morou por muitos anos em Mossoró, trabalhando no comércio. Veio para cá e há alguns anos trabalha no magistério. Recentemente exerceu o cargo de diretor na Escola Rita Dantas Veras, no Assentamento Sâo Sebastião/São Manuel. Ponto para ele, tendo em vista já ter experimentado um cargo executivo.
É desconhecido de muitas pessoas, mas no magistério já está bem entrosado. Recebe a incumbência de dirigir uma pasta bem dificilzinha. A partir de primeiro de fevereiro ele vai botar a mão na massa.

O futuro secretário de Obras, Valmir Aquino, salvo engano, morou durante alguns anos em Rondônia. Mora atualmente em Mossoró. Segundo informações, vai morar brevemente aqui na cidade.

Há alguns anos, na virada dos anos 80, ele lecionou na Escola Calazans Freire, quando ainda era CNEC.

Boa parte da população de Upanema não o conhece bastante, mas a partir da próxima semana vai ter a oportunidade de conhecê-lo e ver seus serviços na pasta que era de Januário Bezerra.



DIÁLOGO ENTRE UM PERGUNTADOR E UM NOVO PAI

- É bom ser pai?

-É. É melhor que ser mãe.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

PREFEITA ANUNCIA MODIFICAÇÕES NO SECRETARIADO

O início do ano de 2010 da administração Avançando com Resultados começa com modificações no primeiro escalão municipal. A prefeita Maristela, através da secretaria de Turismo e Comunicação, vem oficialmente comunicar as mudanças que ocorrerão nos próximos dias. Na secretaria de Obras, Valmir Aquino assumirá a pasta que era ocupada pelo ex-secretário Januário Bezerra. Valmir tem experiência em empresas privadas no estado do Ceará e Rio Grande do Norte. O novo titular da secretaria de Obras tomará posse na próxima segunda-feira e já assumirá suas responsabilidades.

Outra mudança anunciada pela prefeita Maristela é a substituição da atual titular da secretaria de Educação, professora Fernanda Suerda, pelo professor Inácio Gondim. Inácio já tem experiência no cargo de diretor da Escola Municipal Rita Dantas Veras, onde desempenhou um grande trabalho na mesma.

No caso da secretaria de Obras, o ex-secretário já tinha se ausentado do cargo devido a incompatibilidade entre o trabalho desenvolvido na secretaria e o trabalho executado em sua empresa, na cidade de Mossoró. Fernanda Suerda também se despede devido a incompatibilidade de horários com seu trabalho exercido em um colégio em Mossoró e sua conclusão de mestrado em Natal. "Tenho muito a agradecer a Januário e Fernanda, que são companheiros leais e importantes na nossa caminhada e que trabalharam com empenho e dedicação durante este primeiro ano de governo", afirma Maristela.

Maristela ainda comentou que as alterações acontecem como resultado de ajustes necessários. “Tenho certeza que Valmir e Inácio terão o apoio total dos atuais secretários, dos funcionários de suas secretarias e da população, pois são filhos de Upanema que demonstraram competência por onde passaram e merecem nosso apoio”, afirmou.

SECRETARI DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

TORRES

Torres por todos os lados nos dizem poderemos ter chuva ainda hoje ou isso pode não significar nada. Torriame era o nome que ouvia dos mais ...