sexta-feira, 13 de junho de 2008

REMINISCÊNCIAS DA POLÍTICA

NELSON E ZEZÉ

Na semana que agora se finda eu quase teimo com um cidadão sobre a política local. Quase teimo, disse, porque logo parei e disse que ia consultar alguém mais sabido do que nós dois. Ele queria ver uma semelhança entre a chapa situacionista que está sendo cogitada (Maristela/Naide) e uma do passado (a eleição de 1976). Ele dizia que Seu Nelson foi candidato a prefeito fazendo dobradinha com Zezé (vice). Não. Absolutamente não. Eu era criança e só tinha onze anos, mas tenho certeza que não foi assim. Tenho ao meu lado a autoridade de Inez e Zé Wilson Tavares que mostram em seu livro “Upanema: a história dos três poderes (de distrito a cidade), na página 9: “O Movimento Democrático Brasileiro lançou duas candidaturas, a chapa formada por Manuel Nelson e Raimundo Nonato Gonçalves e uma segunda chapa formada por José de Anchieta Freire e Antonio Oton Bezerra.” Como vêem, José de Anchieta Freire (Zezé do Poré) era cabeça de chapa e não vice, como teimou lá o cidadão. O MDB tinha duas chapas num sistema de sublegenda. Sem conhecer os detalhes acima, o dito cujo queria ver nisso uma nova versão de Poré/Nelson.
Se o leitor me entendeu, verá que estou coberto de razão. Ou não?

Nenhum comentário:

QUADRINHAS POPULARES

Aritmética O nove dizia ao seis, Direito como o bambu: - Segundo a lei da contagem Eu valho mais do que tu. O seis, que não era idiota, Ouvi...