sexta-feira, 27 de junho de 2008

NOSSA LÍNGUA

O TEIMOSO

Nunca vi uma gente tão teimosa como esse povo que diz récorde, em vez de recorde. A verdade é que muitas pessoas utilizam a língua pátria a torto e a direito sem importar com o que diz.
Como é notório, a palavra dicionarizada corretamente deve ser pronunciada como paroxítona, ou seja, com o acento prosódico na penúltima silaba, não na antepenúltima. Ou melhor esclarecendo, deve ser dito recorde e não récorde.
Pelo andor da carruagem estou convicto de que a frase atribuída a um nazista a qual dizia que uma mentira pronunciada mil vezes tornar-se-á uma verdade, tem um fundo de verdade. Foi assim com outras palavras da língua, que aos poucos se tornaram outras consagradas e aceitas pelo povo. “Cadê” consagrou-se e ninguém mais se lembra de “que é de?”
Eu ainda faço parte da resistência ao “récorde”. Mas já estou sentindo que dia mais dia perderei a batalha. Vi um certo dia num dicionário não muito tradicional que a palavra em questão estava acentuada. Fiquei um pouco desconcertado, mas serviu para que eu tomasse consciência que a língua evolui. Se as palavras nascem, crescem e procriam, elas poderão, se transformarem como os lagartos se transformam em borboletas. Por que não? Mas por enquanto, conclamo as pessoas do país inteiro a resistirem e escreverem recorde, enquanto o “lado de lá” não vence a questão.

Nenhum comentário:

QUADRINHAS POPULARES

Aritmética O nove dizia ao seis, Direito como o bambu: - Segundo a lei da contagem Eu valho mais do que tu. O seis, que não era idiota, Ouvi...