domingo, 26 de outubro de 2008

PARA NÃO ESQUECER 2008

TERCEIRA TENTATIVA

O numeral 15 e o 40 tiveram bastante valor e estava na boca de todo mundo, seja para elogiar ou não. O cardinal também teve seu valor aqui. O candidato da oposição disputou pela terceira vez consecutiva o cargo executivo. Três pares de irmãos disputaram o cargo de vereador: Adelcina/Adairton; Valério/Rita e Nonato/Ronaldo. Três foi o número de vereadores eleitos da coligação “Vitória do povo”. Três foi o número de votos que separou o candidato Amadeu Júnior de Nelson de Nequim: 232 e 229 votos. Esta também é a terceira tentativa da candidata Rita Tavares. Venceu a primeira e perdeu as duas últimas. O numeral 15 tem seu valor visto que venceu três vezes consecutivas, totalizando 45 e não 40, como queriam alguns. Há, certamente outras ocorrências de três nessa campanha como candidatos que concorrem pela terceira vez. Vou encerrar dizendo que esta é a terceira tentativa de uma mulher em Upanema em ser prefeita.

Vamos recordar num pequeno histórico:
Em 1982, a atual vereadora Maria José Bezerra (mãe de Júnior, eleito vereador neste pleito) disputou a prefeitura pelo antigo PDS. Naquela época o PDS em Upanema teve três candidatos, pois havia sublegendas. O saudoso Rosvaldo Bezerra e o também saudoso Luiz Cândido Bezerra disputaram o cargo ao lado de Dona Maria José. Eram, assim, três PDS’s. A legislação permitia a soma dos três contra outros candidatos, se assim houvesse. Naquele ano disputava também a prefeitura o saudoso Antenor Severino da Costa, mais conhecido por Antenor de Tibúrcio. Este disputava pelo PMDB. Depois de contados os votos, Seu Antenor, como chamávamos, obteve mais de 1.200 votos. Luiz Cândido tirou mais de 900. Rosvaldo passou de 700 e Dona Maria José, ultrapassou os 600 votos. Somados os três, a vitória coube a Luiz Cândido, pois os três do PDS superaram o candidato do PMDB e Seu Luiz Cândido foi o mais votado dos três.
Os vices eram: de Antenor, Severino Garcia; de Luiz Cândido, Antônio Targino; de Rosvaldo, Agenor Vitorino; de Maria José, Aguinaldo Elói.
A segunda tentativa foi em 1988 com Socorro Oliveira, pelo PT. O partido estava ainda em formação. Por essa razão foi uma atitude de coragem uma candidatura petista e ainda por cima tendo uma mulher como candidata ao cargo maior. Quem viveu naquele tempo sabia das dificuldades do lançamento daquela candidatura.
Não tenho os números dos votos, mas acredito que o PT teve menos de 200 votos. O número parece inexpressivo, mas foram obtidos através de propostas. Naquele tempo o voto livre e consciente tinha mais sentido do que hoje. Atualmente isso constitui-se mais numa retórica de palanque.
A terceira tentativa foi com Maristela. Agora foi em outras circunstancias e condições. Não vou comentar agora. Farei isso em outras postagens.

Nenhum comentário:

TRINTA E CINCO

Pela medição de hoje pela manhã, a sangria da nossa barragem está a trinta e cinco centímetros para sangrar. Basta um empurrãozinho que vai.