quinta-feira, 30 de outubro de 2008

PARA NÃO ESQUECER 2008

A PRIMEIRA PREFEITA DO BRASIL E DE UPANEMA

Do livro “Chão das almas”, do escritor natalense Moacyr de Góes, colho a informação de que o governo de Washington Luiz implantou o voto feminino e, assim, a primeira prefeita brasileira, Dona Alzira Soriano, foi empossada em Lages, em 1928.
Alzira Soriano é contemporânea do tempo em que o voto feminino era apenas uma bandeira das entidades democráticas. Com o advento do voto feminino Alzira ficou na história duas vezes, pois além de ser a primeira prefeita do Rio Grande do Norte, também foi a primeira do Brasil.
Em Upanema, Maria Stella Freire também já fez história. É a primeira de Upanema. Só que em circunstâncias diferentes. Hoje o voto feminino é uma realidade que nem falamos mais, pois não é mais bandeira de luta. As mulheres estão governando cidades e Estados. Há mulheres na Câmara de vereadores, nas Assembléias legislativas, no Senado e na Câmara Federal. A dificuldade maior que Maristela encontrou foi primeiro quebrar outros tabus, além de ser a primeira mulher a ocupar o cargo, a convencer o eleitor que alguém de origem poresista pudesse ocupar um cargo executivo. Aliás, esse é um dos três tabus quebrados pela prefeita eleita. O primeiro foi o fato obvio de ser a primeira prefeita; o outro é ser a sucessora apoiada pelo prefeito em exercício.

Nenhum comentário:

QUADRINHAS POPULARES

Aritmética O nove dizia ao seis, Direito como o bambu: - Segundo a lei da contagem Eu valho mais do que tu. O seis, que não era idiota, Ouvi...