domingo, 24 de maio de 2009

DIRETO DO PASSADO

DO MEU CADERNO

Revirando umas anotações do passado, leio o seguinte:

“No dia 20 próximo passado a categoria dos trabalhadores em Educação, em assembleia, tanto em Mossoró quanto em Natal, decidiram acabar o movimento grevista. Não houve ganho substancial para a categoria, mas houve um ganho político. Essas foram as palavras da representante do SINTE-MO. O desgaste não foi só da parte dos educadores, mas também do governo.

Historiando o início: o governo ia dividir o aumento de 140% em quatro vezes. Com as negociações, chegou a somente duas parcelas e mais 10% em julho e mais 10% em agosto. E ainda a não punição para os grevistas. A greve ainda é salutar, apesar de muitos não pensarem dessa maneira.”

O texto entre aspas foi escrito no meu caderninho em 23 de maio de 1991. Como veem, ele está descontextualizado tendo em vista que a greve do Estado recente já terminou há muitos dias.

Quero, ainda contextualizar o texto acima. Naquela época, o governo do Estado era José Agripino, eleito em 1990. Outra coisa que podemos observar é que naquele tempo as percentagens de reivindicações eram bastante altas por causa da inflação galopante.

Observemos, também que nada mudou nos governantes. O que diferencia do resultado daquela greve é que houve algum ganho. E agora, que eu saiba, saímos quase de mãos vazias.

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A candeia morta e a gaita à porta.