quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

UM TEXTO PARA POLEMIZAR

INFERNO PROVISÓRIO

A doutrina católica diz que há um purgatório, que serve para purgar os pecados das almas que não foram sucientemente boas para irem ao céu e sufientemente más para irem para o inferno. Se no céu não entra pecado, quem é tão puro para morrer sem nenhuma manchinha?

Os católicos não têm como provar essa doutrina, com versículos da Bíblia, visto que nesta não há esta palavra, como não há também a Trindade.

Há uma abundância de passagens, que a Igreja, na sua sabedoria, interpretou como purgatório.

"Reconcilia-te com o teu adversário... enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário de entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao ministro e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que, de modo nenhum, sairás dali, enquanto não pagares até o último ceitil" (Mt 5, 25-26). Eis um texto que trata, mesmo sem dizer diretamente, do purgatório.

Outra alusão à existência do purgatório encontramos em I Cor 3, 12-15: "...Aquele, cuja obra (de ouro, prata, pedras preciosas) sobre o alicerce resistir, esse receberá a sua paga, aquele, pelo contrário, cuja obra, (de madeira, feno, ou palha), for queimada, esse há de sofrer prejuízo; ele próprio, porém, poderá salvar-se, mas como que através do fogo".

É conhecida de todos a passagem que o Mestre fala de pecados que não serão perdoados nem neste mundo nem no outro. (Mt 12,32).

Diante dessa passagem, como se viram os religiosos que dizem que depois de morrer não tem mais jeito? Que interpretação diferente se dá ao texto?

Ora, há por aqui, no meio de nós, quem pregue um tal dum inferno provisório!

Ora, ora!

(Do Blog catolicandoagora.blogspot.com)

16 comentários:

Profº Francisco Gondim disse...

Aquele ladrão que foi crucificado ao lad de Jesus não precisou de ir ao purgatório. Jesus disse a ele que eles (Jesus e o ladrão) iriam estar juntos no paraíso. Como se explica isso?

Já o homem rico. Aquele que não queria alimentar ao leproso Lázaro foi direto para o inferno, não teve nem a sorte de ir ao purgatório?

E Lázaro foi direto ao paraíso. Será que ele não tinha nenhuma pequena falha?

E Abraão também estava no paraíso. E as falhas dele? Ele teve várias. Será que faltou vagas no purgatório?

Mas pode ser que o purgatório seja um lugar novo, criado pelo Vaticano. No tempo dessas personagens bíblicas citadas, ainda estava em fase de elaboração dos projetos e licenciamento ambiental, etc. e tal.

ENTRETENDO & SINFORMANDO disse...

Quem decide sobre isso não é ninguém daqui deste planeta, mas Deus.

Lembre-se que uma doutrina para ser verdadeira não precisa estar descrita na Bíblia com todas as letras. Se for assim, cuide logo de arrancar a Trindade enquanto é t empo.

E o dogma da saia, onde está na Bíblia?

Profº Francisco Gondim disse...

Só faltou você dizer quando foi que Deus decidiu criar o purgatório. Será que foi no dia que o papa publicou a encíclica que fala nisso?

Você também esqueceu de separar doutirna de costumes. Purgatório é uma doutrina e saia é peça de roupa (costume).

ENTRETENDO & SINFORMANDO disse...

A saia é uma peça de roupa, mas de costuminho virou um grande dogma.

Nenhum assembleiano se atreve a usar uma saia sem um short muito maior por baixo, quando for fazer atividades físicas.

Nuns tempos passados era costume. Agora virou dogma.

Outra coisa: a Bíblia não decide tudo. Nem o número de livros que ela tem. Foi preciso a Igreja (Magistério) decidir isso.

Pra ver a tal da Sola Scriptura (Só a Bíblia) como vocês idiotamente ainda teima em pregar, é fogo de palha. De tempos em tempos é preciso que a denominação faça uma reunião para colocar alguns "costumes"? nos eixos.

Uma vez por aqui o costume de se usar bigode tornou-se um erro. Logo virou também o dogma do bigode.

"Bigode não pode". E quem decidiu foi o grupelho religioso. Não foi a Bíblia, única fonte de fé(?)

Profº Francisco Gondim disse...

Mas você está meio amuado, mesmo!

Eu pensei que tivesse mais argumentos sobre o purgatório.

Eu fiz várias indagações sobre o assunto. Você não as respondeu. Arrumou uma "saia" para SAIR do assunto. Será possível? Eu não vou SAIR do assunto do purgatório!

Faltou eu falar de enoque e Elias. Ambos foram arrebatados. Será que eles foram para o purgatório?

Será que no purgatório tem alguma arrebatado vivo?

Jesus fala de vir buscar a igreja (João 14). Esse arrebatamento será para o purgatório? você disse que todo mundo tem alguma coisa que o desabone. E aí? Como é esse negócio?

Pelo amor de Deus não SAIA mais do assunto!

ENTRETENDO & SINFORMANDO disse...

Falei em saia porque ela de pequeno costume tornou-se um grande dogma. (Dogma não é coisa ruim, como pensam vocês).

O assunto do purgatório não se esgota logo. É mais fácil discutir purgatório do que uma tal língua de anjos que falam por aí.

Toda criança que já aprendeu a ler sabe que as tais línguas de anjos é uma das doutrinas mais falsas que a poderosa AD comporta. E o pior: ainda teimam em apregoar.

Se lermos os Atos, especialmente o cap. 2, veremos isso com clareza.

Sobre o purgatório, ainvai dar muito o que falar.

Profº Francisco Gondim disse...

Saiu da SAIA para a língua de anjos. Será impossível?

Só falta saber qual o próximo assunto!

Profº Francisco Gondim disse...

É muita derivação!

ENTRETENDO & SINFORMANDO disse...

Sei que é difícil sair dessa saia e dessas línguas. Não faz 20 anos que as coisas eram como relatei. Agora, é bem provável que a Bíblia (mutilada) tenha tido alguma modificação. É mesmo difícul explicar isso.

Profº Francisco Gondim disse...

Saia desse assunto de saia!

Voltando para o purgatório. Pelo que você disse sobre o purgatório, todo cristão tem uma vaga garantida lá. Mas eu tenho certeza que não vou necessitar da minha.

Vamos fazer um acordo para acabar com essa discussão? Eu, gentilmente, abro mão de minha vaga. Você fica com a minha e a sua. Só assim, você terá mais comodidade, afinal, terá mais espaço por lá. quando chegar no céu, você vai me dizer do que achou do lugar mais amplo. combinado?

Vamos acabar com esse assunto. Todo mundo já viu que você não tem mais o que falar do tema. Por isso, apelou para a saia e a língua dos anjos!

Mas não fique triste! Você não perdeu nada! Parece que saoiu ganhando, pois ganhou mais espaço no purgatório.

ENTRETENDO & SINFORMANDO disse...

Rapaz, você está ficando sem-vergonha igual a político ruim: está colocando palavras na minha boca. Coisas que eu não disse, você está atribuindo a mim. Eu não disse que "todo cristão tem uma vaga garantida lá (no purgatório).

Releia o que pus lá. É fácil tirar iisso a limpo.

ENTRETENDO & SINFORMANDO disse...

Pelo visto, é difícil defender os assuntos da saia e da língua dos anjos. Aliás, acho que v. está numa grande saia justa e literalmente numa babel moderna: a AD.

Profº Francisco Gondim disse...

Eu tenho como defender esse assunto, sem suar o cangote. Mas não fazê-lo nessa postagem. O tema, aqui, é outro. Não posso fugir do assunto. Isso é incoerência. Você vive ensinando isso para os seus alunos. Eu fui seu aluno e aprendi isso. Lembra?

Profº Francisco Gondim disse...

Quanto ao lugar no purgatório. Isso fica claro em seu texto. Se ninguém consegue escapar dos defeitos, logo, não vai direto. É isso que você deixa transparecer.

Mas você quer ampliar o espaço no purgatório? Se não quiser me diga para eu transferir a doação para outro.

ENTRETENDO & SINFORMANDO disse...

“Todo pecado e blasfêmia será perdoado aos homens, porém a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada. E todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem [Jesus Cristo], lhe será perdoado; porém o que a disser contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro”. (Mateus (12, 31-32)

O texto acima passa desapercebido pelos teólogos protestantes, ao desprezarem a parte final, que diz: "...não lhe será perdoado nem neste século nem no futuro." Ora, há pecados que poderão ser perdoados no outro mundo.

Aí é onde a Igreja, sabiamente, arranjou firmeza pra pregar a doutrina do Purgatório e da intercessão a favor dos mortos.

Não tem por onde escapar: a doutrina do Purgatório é autêntica, a não ser que os teólogos arranjem um jeito de retirar mais trechos da Bíblia, a exemplo do que fez seu Martinho.

ENTRETENDO & SINFORMANDO disse...

O purgatório é uma doutrina aurêntica. Basta ler a Bíblia, não de cabeça pra baixo.

Não é preciso que a doutrina tenha sido logo pregada no começo dos tempos apostólicos. O oxigênio foi descoberto e nomeado muitos milhares de anos depois que as pessoas respiram.

DEZESSEIS

Faltam apenas dezesseis centímetros para a barragem "Jessé Pinto Freire" - barragem de Umari - sangrar.