sexta-feira, 1 de julho de 2011

DÉCIMO SÉTIMO ANIVERSÁRIO

Hoje o Real faz dezessete anos de existência. Como muitos brasileiros, aprendi a detestar o plano, só porque vinha de Fernando Henrique. 

FHC, como ministro da Fazenda, elaborou o plano com uma equipe econômica e botou na rua. Nesse dia, do ano de 1994, o povo conheceu, aos poucos, o plano que seria engolido por todos, inclusive pelos adversários.

No princípio, pouca gente entendia o que era aquilo. A confusão não acabou logo porque vínhamos de uma URV (Unidade Real de Valor). A URV não era moeda, mas apenas um parâmetro para medir o valor de um real. Assim, uma URV valia 2.750,00 cruzeiros. A gente podia chegar numa bodega e trocar esse valor em cruzeiro por um real.

Foi no meio dessa confusão, que cheguei numa bodega e uma mulher trazia 50.000 cruzeiros para receber em real. Tentei ajudar o dono do estabelecimento, de calculadora na mão, mas não foi possível.

O dono do comércio disse à mulher:

- Leve seu dinheiro e deixe eu com o meu aqui.





Nenhum comentário:

AGORA FALTAM VINTE E DOIS

Ainda faltam vinte e dois centímetros para o transbordamento das águas da barragem de Umari. Tem sido uma luta medonha a sangria daquela bar...