segunda-feira, 18 de julho de 2011

PREFEITA ASSINA CONTRATOS QUE BENEFICIAM AGRICULTORES E ALUNOS DO MUNICÍPIO

Com o propósito de melhorar a qualidade da alimentação servida nas escolas, o Governo Federal criou e sancionou a lei 11.947/2009 que destina no mínimo 30% dos recursos destinados a alimentação escolar para a compra de produtos da agricultura familiar.

Com a contribuição dos movimentos sociais do campo, a Prefeitura Municipal de Upanema/RN, através da chamada pública nº: 01/2011 fará a aquisição dos seguintes produtos: Feijão de corda, carne caprina, queijo de coalho bovino, mel de abelha sache, coentro, cenoura, beterraba e polpa de frutas, beneficiando cerca de 20 (vinte) produtores (as) familiares do município e melhorando a alimentação de aproximadamente 1.600 alunos  matriculados nas 09 (nove) escolas  municipais.
  
Com esse programa a Prefeitura Municipal pretende aplicar na agricultura familiar do município aproximadamente R$ 35.000,00  (trinta e cinco) mil reais até o final deste ano, que significa 44 % do recursos destinado a alimentação por parte do Governo Federal.  
Os principais objetivos dessa parceria são:

Melhorar o espaço coletivo de comercialização da agricultura familiar, através de uma melhor visibilidade e divulgação;

Fortalecer a organização, produção e comercialização dos produtores (as), agregando valor na renda das famílias beneficiadas;

Para celebrar esta parceria, a prefeita Maristela Freire, o vice-prefeito Manezinho, vereadores Monthalgan Fernandes e Adelcina Barbosa, Ismar, representando o Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, o secretário de Agricultura, Aisamaque Dáliton, Rosane Gurgel, supervisora do Projeto Dom Hélder Câmara, Genaldo Bandeiro da Cooperativa Terra Livre, Suely Oliveira representante do Centro Feminista 8 de março. Também prestigiaram o evento, representantes de associações rurais, agricultores, secretários, sindicalistas etc. 

O agricultor Tarcísio Pereira, falou em nome dos agricultores que vendem seu produtos na Feira da Agricultura Familiar. Ele demonstrou grande alegria pela renovação dos projeto que irá incentivar a produção familiar no município. O secretário de Agricultura Aisamaque Dáliton disse que a importância desse projeto era muito grande, pois atendia aos agricultores e aos alunos, que irão ter sua merenda acrescida de produtos saudáveis. A Supervisora do Projeto Dom Hélder, Rosane Gurgel explicou que o apoio a agricultura familiar é um dos principais incentivos que o projeto realiza, pois isso fixa o homem e a mulher no campo, dando dignidade e condições deles desenvolverem o que sabem fazer de melhor. A prefeita Maristela Freire comentou que projetos como o da Feira da Agricultura Familiar, sempre terão o apoio da sua administração, pois está dando certo. "Esse ano observamos que houve um crescimento no número de agricultores interessados em vender seus produtos nesta feira. Vamos incentivar mais ainda este trabalho que só trás benefícios para os agricultores e para população que compra produtos sem agrotóxicos e saudáveis", afirmou. Maristela também comentou que a inclusão dos produtos na merenda escolar é uma ação pioneira no município, através de sua administração. "Pela primeira vez uma administração municipal se preocupa com a qualidade e o incentivo a produção da agricultura familiar. Nossa administração poderia adquirir apenas 30% dos recursos da merenda, dos nossos produtores. Mas, estamos fazendo mais! Estamos assinando um compromisso de comprar 44% dos recursos destinados a merenda diretamente dos nossos agricultores", afirmou. 

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação - www.prefeituradeupanema.blogspot.com

Nenhum comentário:

PREVISÃO

As previsões do tempo apontam para parcialmente nublado. Pouca chuva. Os últimos dias têm sido assim.