sábado, 24 de agosto de 2013

DE TIME A FACE

A história do time é velha, mas a do face é novinha em folha.

Para encher espaços, vou emendar as duas e formar uma história mais ou menos boa.

Aviso que o que vou relatar aconteceu na minha presença. Privo o leitor de saber os personagens. Somente a década ou ano serão informados.

A história do time foi entre 1985.Todas as semanas eu recebia a revista Veja, numa assinatura experimental que fiz daquela famosa publicação.

Eu e um colega de profissão estávamos no auge do inglês, tanto aqui na escola como na Universidade. Lá havia colegas que incentivavam a fala daquele idioma, pois faziam questão de só falar inglês quando nos avistava. Então a gente estava pegando fogo. Só queria se expressar em inglês.

Numa semana, quando a revista bateu lá em casa, fomos olhar o conteúdo. Na capa tinha estampada a seguinte manchete em letras grandes:

O TIME DE TANCREDO

Não deu outra. Nós dois, em uníssono, lemos: O time (taime) de Tancredo!

Tancredo, era, obviamente, o presidente eleito, Tancredo Neves, que se elegera pelo colégio eleitoral, ao bater o seu adversário Paulo Maluf. E o time era um time mesmo. A revista trazia a lista completa dos ministros nomeados pelo novo presidente, o último depois do regime militar. Entre eles estava Fernando Lira. 

Antes que o colega notasse, eu desfiz o equívoco rapidamente:

"Rapaz, é time mesmo! Aí são os nomes dos ministros de Tancredo Neves!"

Cada um começou a rir de si mesmo.

A segunda é semelhante a essa. O fato se deu numa sala de aula, agora, em plena era do Facebook. Um aluno fazia uma leitura de um texto no livro didático. A palavra face apareceu e o aluno não teve dúvida de confundi-la com face (feice) de facebook. Alguns alunos ainda chegaram a esboçar um sorriso, mas outros não perceberam a mancada. 

Torço com todas as forças para que o aluno leitor nunca leia esse texto. 

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A candeia morta e a gaita à porta.