sábado, 12 de abril de 2014

UMA PALAVRA QUE VOLTOU

A inflação é uma palavra que estava presente na vida dos brasileiros antes do Plano Real.

Nos anos 80 - época em que comecei a entender alguma coisa da vida dura e real - a inflação vivia subindo. Em consequência, o dinheiro perdia valor. Foi mais ou menos naquela época que a música "Saco de feijão", de Beth Carvalho,  foi lançada. Na época, a moeda do país era o cruzeiro. As coisas funcionavam como diz a música: a gente levava muito dinheiro para comprar pouca coisa. É uma prova de que havia dinheiro demais circulando no país. Para se comprar um quilo de feijão ou de açúcar necessitava de um pacote de dinheiro. 

Agora a palavra volta à tona. Há economistas até fazendo as contas para ver qual será o índice bem próximo das eleições de outubro. Se ela estiver alta, dizem eles, quem estiver do lado do governo perderá muitos votos.

Mas o que é inflação mesmo?

Desequilíbrio econômico caracterizado por uma alta geral dos preços e redução do valor aquisitivo da moeda. (Koogan/Larousse, de Antônio Houaiss)

Aumento geral de preços com a consequente perda, com consequente perda do poder aquisitivo do dinheiro. (Minidicionário Aurélio)





  

Nenhum comentário:

TÉCNICA DE VENDA E APRENDIZAGEM

A técnica da repetição produz um efeito pra lá de eficiente nas cabeças das pessoas. É uma técnica muito usada no comércio e aos poucos desp...