domingo, 13 de julho de 2014

QUEM SE LEMBRA?

Quem de vocês já andaram de perna-de-pau?

A perna-de-pau eu conheço desde criança, quando ainda morava na zona rural, aos 6 anos de idade. Naquele tempo, a gente ainda não tinha muito o que fazer. Só brincava e dava trabalho às mamães.

Sem ter o que fazer, o jeito era fazer alguma coisa. Então, fabricava nossos brinquedos. A perna-de-pau era um divertimento dos bons.

Ainda me lembro que corria e dançava em cima de um.

Depois de grande, bem grandão, ainda fabriquei um na minha rua. Depois vi um palhaço anunciando de rua em rua o espetáculo que teria pela noite. Só que as pernas eram muito altas. Diferenciava dos nossos porque a gente botava um suporte muito baixo em cada pé. O dele era no final das pernas, lá em cima.

Depois eu vi um rapaz na minha rua andando. Ele servia o exército e tinha bastante vigor.  

Depois apareceram pernas-de-pau de outros gêneros: os jogadores de futebol que não jogam muito bem, tipo os da Argentina que foram premiados com uma final hoje contra a Alemanha. Coisas de jogo mesmo!

 

Nenhum comentário:

TRINTA E UM

Trinta e um centímetros é o que falta para a sangria da barragem "Jessé Pinto Freire", a conhecida barragem de Umari.