domingo, 12 de julho de 2020

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

Os dias se arrastam no curso normal, mesmo dentro dos dias de exceção. Vivemos um tempo de guerra mundial. Quem teve a experiência de uma guerra deve estar revivendo aqueles momentos que só sabemos pelos filmes. O que podemos fazer é empunharmos as armas e lutarmos na retaguarda.

QUEM SE LEMBRA?

Caçar preá: O preá é bichinho muito desconhecido dessa geração dos vinte anos para baixo.  O numeral vinte foi somente uma estimativa, mas não tenho certeza se até muita gente de trinta não conhece tal animalzinho que era íntimo de todos.

Preá: Nome comum de diversas espécies de pequenos mamíferos roedores da família dos caviídeos, distribuídas por toda a América do Sul. Asemelham-se à cobaia, de que são congêneres. Têm corpo alongado, baixo, com 20 a 30 cm de comprimento; cabeça grande e orelhas curtas. Pêlo curto, de cor pardo-escura no dorso e mais clara na parte ventral. Patas anteriores com quatro dedos e as posteriores com três dedos. Alimentam-se de folhas, frutos e raízes. As fêmeas dão cria duas vezes ao ano e têm até três filhotes de cada vez, raramente mais. A sua carne é saborosa. Seu nome científico é Cavia aperea. (Enciclopédia Brasileira Globo, volume 9)

Quem já comeu preá? Achou bom ou era a fome?

HISTÓRIAS ANTIGAS

A lenda da vitória-régia

Os velhos pajés das tribos da Amazônia contavam que a lua, todas as vezes que desaparecia por detrás das serras, escolhia uma jovem índia, transformando-a em estrela, que passava a brilhar no céu.

Um valente cacique tinha uma filha muito bonita, chamada Naiá. A jovem era clara como o leite e tinha os cabelos louros como as espigas de milho.

A moça desejava ser escondida pela deusa Jaci, a lua, para ser transformada numa estrela cintilante. 

Mas a lua não ouvia seus pedidos e a jovem, muito triste, ficou doente e começou a emagrecer.

Os pajés tudo fizeram para curá-la, sem resultado. Todas as noites, Naiá saía de casa e caminhava até amanhecer o dia, na esperança de ser vista e escolhida por Jaci.

Certa noite, quando estava cansada de andar, Naiá, sentando-se à beira de um lago sereno, viu a imagem de Jaci refletida no espelho das águas.

Atraída pela luz da lua, a índia atirou-se ao lago, desaparecendo. Semanas inteiras, a jovem foi procurada pela gente da tribo. Mas Naiá não reapareceu.

Os peixes e as plantas do lago pediram a Jaci que a moça fosse transformada numa estrela; não para brilhar no céu, mas na estrela das águas, a bela flor que abre suas pétalas à luz da lua: a vitória-régia. (Infância Brasileira, terceira série primária) 

POESIA

Resposta a um possível amor

Amor sem árdego desejo
Querer sem perspectiva
Apreciação cuidadosa
A uma distância impositiva.

Sentimentos afetuosos
Que são raros de se ver
Que fogem à racionalidade
Do mais sapiente ser.

De uma ternura imensurável
Por vezes chega a ser cômico
Será uma intensa amizade 
Ou é o tal amor platônico?

(Júlia Costa)

SAÚDE

•Tenha um contato com a terra ou grama ou pedra diariamente para descarregar eletricidade do corpo. É o melhor calmante que existe.
•Procure estar em paz consigo, com os outros e com o Criador, senão não poderá ter verdadeira saúde, pois o rancor, ódio, inveja, angústia, são causas de muitas doenças. (Conselhos de Jaime Bruning em seu livro "Cuide de sua saúde").

Carro fumacê: O carro fumacê passou ontem em algumas ruas da cidade no combate ao mosquito da dengue e similares.
Ter contato com a terra é bom para a saúde. Parece lógico. As pessoas mais antigas e também da minha meninice constavam andar descalças, não por opção, mas por falta de calçado. Nem sabíamos que fazia tanto bem.

TODA GRAMÁTICA

Fonemas são os elementos sonoros mais simples da palavra. São os sons elementares que entram na constituição das sílabas e dos vocábulos. Numa sílaba pode haver um ou mais fonemas. Quando proferimos a palavra cinema, por exemplo, emitimos seis fonemas. (Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, de Domingos Paschoal Cegalla, 1977)

Na época em que a gramática de Cegalla foi escrita, o professor era chamado de mestre e o que hoje é chamado de educando, chamávamos aluno.

EXPRESSÃO DO UPANEMÊS

Baião-de-dois: Feijão e arroz cozinhados juntos, misturados com ingredientes tais como queijo, nata e temperos.

Baixa da égua: Xingamento que quer dizer "um lugar bem longe", um local bem longe pra se livrar do outro. Home, vá pra baixa da égua com essa conversa!

HUMOR

O médico pergunta para a nova paciente:

- Dona Esmeralda, eu pedi à senhora para retornar ao meu consultório no começo do mês, e hoje é dia 30. Por que a senhora não veio antes?

E ela responde:

Não vim porque eu estava doente, doutor. (Da Folhinha do Sagrado Coração de Jesus)

REMINISCÊNCIAS DA ESCOLA

Dona Carminha: Faleceu no dia 30 de junho a senhora Maria do Carmo Freire Costa de Medeiros. Tinha 87 anos. Era conhecida por Carminha. Não se sabe se era professora, mas exerceu o cargo de diretora do Alfredo Simonetti durante muitos anos. Sucedida cargo a professora Fátima Tavares. Não fomos informados o tempo que passou como diretora, mas foi antes do ano de 1974.

Privilégio: Teria sido um privilégio ter sido aluno na época em que Dona Carminha era diretora, tendo em vista o seu zelo e rigidez no seu trabalho.

CHUVAS DA SEMANA

Depois de uma paradinha nas chuvas, a semana que findou nos surpreendeu com 67mm.

NOVO MINISTRO

Mesmo distante daqui, um ministro da educação fará alguma diferença para a educação daqui ou o ensino, como costumo dizer e repetir até "não querer mais".

Escolhido: Foi escolhido o novo ministro da educação. O quarto neste governo. O ministro da educação que der um pontapé inicial na volta do ensino-aprendizagem nas escolas públicas terá o meu aplauso e de todas as pessoas do país que priorizam o ensino e não a educação.

PODER

Do exame público das contas municipais

As contas do município ficarão à disposição dos cidadãos, durante sessenta dias, a partir de quinze de abril de cada exercício, no horário de funcionamento da Câmara Municipal em local de fácil acesso ao público. (Art. 24 da Lei Orgânica do Município de Upanema)










Nenhum comentário:

PREVISÃO

As previsões do tempo apontam para parcialmente nublado. Pouca chuva. Os últimos dias têm sido assim.