domingo, 20 de dezembro de 2020

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

A cidade acorda com cara de domingo, o rotineiro domingo das bancas de verduras, carne, etc. Um, ou muito dois carros prontos para levar gente à Mossoró. Os mesmos falatórios de fregueses e não-fregueses que bebericam chá, café ou pingas. Um domingo muito próximo do Natal, que vem do mesmo jeito dos outros, com vendas e mais vendas de presentes, sem o aniversariante ser lembrado. Um Natal debaixo de regras. 

Natal: Relativo ao nascimento; lugar onde se deu o nascimento. O dia 25 de dezembro, em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Discute-sevo motivo pelo qual essa data foi a escolhida. Segundo a hipótese mais aceita, a Igreja Católica Romana, ao querer realçar a comemoração do nascimento de Cristo, adotou a data de 25 de dezembro porque nela se celebrava a grande festa pagã do Sol Invictus. (Enciclopédia Brasileira Globo, volume 8, adaptado).

Provavelmente a versão acima seja a verdadeira. Isso, entretanto, não desabona a Igreja. Foi a melhor maneira de atrair os pagãos.

Jesus Cristo: Jesus nasceu em Belém da Judeia, durante o reinado de Herodes, o Grande, e a data do seu nascimento marca o início da era cristã. Era filho da Virgem Maria que, segundo os Evangelhos, o concebeu do Espírito Santo. São raros os episódios de autenticidade histórica de sua vida antes dos 30 anos (únicos como admitidos como rigorosamente autênticos: alguns pormenores do nascimento, a fuga para o Egito e Jesus no templo aos 12 anos.  Em continuação à atividade de São João Batista, começou Jesus aos 30 anos sua vida pública, que durou de 1 a 3 anos ( aqui divergem os autores), ao término da qual foi crucificado em Jerusalém, no monte Calvário. Comemora- se a data da morte na sexta-feira santa. Ressurgiu ao terceiro dia e subiu aos céus 40 dias depois da ressurreição. (Obra citada acima).

TEMPO ANTIGO

Fita: "Passam pela frente do cinema. Os cartazes coloridos chamam-lhe a atenção. Num deles, Clive Brook está beijando Ruth Chatterton. A fita se chama Perfídia."  (Clarissa, Érico Veríssimo)

Fita era sinônimo de filme. Era, porque não se vê mais ninguém se referir a um filme usando a palavra fita.

É ainda em Clarissa que encontro outra palavra não mais usada: auto. 

"O movimento da rua cresce. Autos buzinam. Os guardas-civis, com gestos, dirigem o tráfego." 

Diz Silveira Bueno em seu dicionário que auto é uma forma reduzida de automóvel.

"Moleques apregoam os diários. Clarissa acha graça nos vendedores de jornais. Têm uma voz grossa, rouca, disforme, parecem todos papudos, pescoços descomunais, de veias dilatadas." Estes ainda se vê, mas raros, nas ruas das grandes e médias cidades.

HUMOR

Um jovem pretendia preencher uma vaga de carteiro e, para isso, precisava fazer um teste. A primeira pergunta da prova era: Qual a distância entre a Terra e a Lua? O rapaz devolveu a prova em branco ao examinador afirmando:  - Se o senhor pensa em colocar-me nesse percurso, não quero mais o emprego. (Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, 2001)

POESIA

Posso sorrir por dentro
Numa sorrida 
Sem deixar que meu rosto
Sorria por fora
E todos percebam 
Que estou feliz.

Posso chorar tanto por dentro
Que meu choro chora
Rios de lágrimas
Mas ninguém vê
Nem as águas
Nem os rios.

Posso escutar vozes
Muitas vozes estranhas
Absurdas até
Mas não são vozes do além
São aquelas daqui mesmo
As que não quero ouvir.


 
 

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A candeia morta e a gaita à porta.