quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

NOVELA

Minha vida dá uma novela, é o que dizem algumas pessoas quando contam as dificuldades que passaram na vida.

Novela no sentido literário é "uma narrativa, geralmente fictícia, mais curta que o romance e mais longa que o conto. O termo, que deriva do italiano, foi usado pela primeira vez no século XVI. Na literatura da língua inglesa dá-se o nome de novel ao que chamamos romance. Esta última palavra é usada em inglês para designar a narrativa cujo assunto tem caráter fantástico, histórico ou lendário. Entre nós, a distinção obedece mais a um critério de tamanho (número de páginas) ou então é determinada pelo  tempo de ação da história. De acordo com esse critério, dizemos que Canaã, de Graça Aranha, Dom Casmurro, de Machado de Assis e O Ateneu, de Raul Pompeia, são romances. O mandarim, de Eça de Queiroz, é um exemplo de novela. (Enciclopédia Brasileira Globo, volume 8).

Há, fora disso ainda, as telenovelas, produzidas por profissionais da TV. Muitas vezes são baseadas em novelas ou romances bastante conhecidos. Às vezes até histórias retiradas das sagradas escrituras tornam-se matéria-prima para grande novelas.

As telenovelas hoje são conhecidas simplesmente por novela. Houve tempo em que havia as radionovelas. Foi no tempo em que o rádio estava no auge.
 

Nenhum comentário:

OITO

A chuva breve de ontem no começo da noite foi de oito milímetros.