sábado, 3 de fevereiro de 2024

QUE PALAVRA!

Declamar

Recitar em voz alta, com gestos e entonações apropriadas (Aurélio).

Recitar em voz alta. Falar alto e pomposamente (Soares Amora).

Recitar em voz alta, com gestos e entonação própria. Proclamar. Gritar, bradar. Falar alto e com pompa. Discursar em tom solene (Dermival Ribeiro Rios).

Recitar em voz alta e com pompa. Discursar com afetação (Silveira Bueno).

Dizer um texto de cor e em voz alta, empregando gestos para acompanhar o sentido das palavras: recitar. Aquele rapaz declama poesias muito bem (Geraldo Matos).

Recitar poesias em voz alta, com gestos e entonação apropriados. No dia da escola os alunos declamarão  algumas poesias de Olavo Bilac (Maria Tereza Camargo Biderman).

Clamar, gritar, vociferar, bradar, vozear, recitar, arrazoar, discorrer, invectivar (Cândido Jucá Filho). 

Declamar é uma atividade muito antiga. Nossos pais já falavam nisso que as professoras botavam os alunos pra fazer na classe.

Naquele tempo, a única fonte de pesquisa do aluno era o próprio professor. Ele escrevia no caderno ou quadro a poesia e dava um prazo para a declamação. A que segue de Casimiro de Abreu  - "Deus" - ilustra muito bem. Dava para fazer os gestos que acompanhavam as palavras.

Eu me lembro! Eu me lembro! – Era pequeno
E brincava na praia; o mar bramia
E erguendo o dorso altivo, sacudia
A branca escuma para o céu sereno.

E eu disse a minha mãe nesse momento:
“Que dura orquestra! Que furor insano!
“Que pode haver maior que o oceano,
“Ou que seja mais forte do que o vento?!”

Minha mãe a sorrir olhou pros céus
E respondeu: – Um Ser que nós não vemos
“É maior do que o mar que nós tememos,
“Mais forte que o tufão! Meu filho, é – Deus!”

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A culpa de um pecado não se paga com a penitência de outra.