terça-feira, 24 de agosto de 2010

ESSA TAL LIBERDADE

Escrever sobre a liberdade não é difícil porque é um tema muito amplo, de muitas vertentes e já muito comentado pelos sábios.

Não é possível que escrevamos sobre a liberdade sem que repitamos uma ideia escrita por alguém. Aliás, a originalidade é artigo difícil de se encontrar na praça. O sábio rei Salomão já dizia que não há nada novo debaixo do sol. (Livro do Eclesiastes 1,9).

Sobre a liberdade, acredito que às pessoas é natural tê-la e usufruí-la. Há, porém, alguns que exageram na dose e saem por aí prejudicando a todos que estão pela frente, de uma maneira que não eles não se parecem com gente.

Poderia nomear aqui uma lista de ruindades desses que se confundem com outra coisa. Vou apenas dar uns poucos exemplo:

Em nome da liberdade colocam um som nas alturas, que agridem nossos ouvidos, em pleno meio-dia ou meia-noite. Para esses, não importa a hora. E olhem que já existem leis que coíbem isso.

Em nome da liberdade também há quem dê pequenos ou grandes golpes nas nossas liberdades, como passar na nossa frente nas filas, fingindo que estão grávidas ou segurando filhos alheios só para ser atendido primeiro.

É a liberdade de fazer o que se quer que está em jogo. O bom é que usemos a liberdade para fazer o bem aos outros e sermos solidários.

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A candeia morta e a gaita à porta.