domingo, 15 de maio de 2011

QUEM SE LEMBRA?

Livros didáticos

Na minha época de criança - idos de 1974, 1975, 1976... - não havia o Programa Nacional do Livro Didático. Havia, é verdade, programa do livro, mas não para os alunos. Os livros chegavam somente na biblioteca e nas mãos do professor.

Cada vez que o professor precisava usar um texto para fazer a leitura silenciosa e depois oral, ele pegava os livros na biblioteca. Na Escola Estadual Professor Alfredo Simonetti tínhamos o atendimento de Dona Cristina Dália, que acolhia todos nós na biblioteca.

Dos títulos de livros de que me lembro, ficaram retidos na memória "Pingos de leitura".
Pingos de leitura era um livro de muitas histórias fantásticas, próprias para crianças. Além dos textos interessantes, também tinha exercícios e outras questões de linguagem.

Naquela época não tinha essa de ficar reclamando com o conteúdo, pois havia uma escassez de títulos diferentes. A fome canina pelo saber era decisivo para que a gente devorasse as páginas com gosto.

Quem se lembra se lembra daqueles áureos tempos?

Nenhum comentário:

DEZESSETE

A medição do que falta para a sangria da barragem de Umari continua. Agora faltam dezessete centímetros.  Parece pouco, mas falta muita água...