quinta-feira, 12 de maio de 2011

WOODY ALLEN E MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS

RIO - Clássico da literatura brasileira, "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, é um dos livros favoritos do cineasta americano Woody Allen. "É uma obra muito, muito original", disse o diretor de "Manhattan" e "Vicky Cristina Barcelona".

Allen elencou para o jornal britânico "The Guardian" , as cinco obras de literatura que mais tiveram impacto sobre sua vida e sua obra. 
Allen conta que ganhou o livro de presente de um brasileiro. "Eu recebi pelos correios. Alguém que eu não conhecia me mandou e escreveu 'Você vai gostar disso'. Eu li porque não um livro grande. Se fosse maior, eu teria descartado. 
Mas fiquei chocado com como ele era charmoso e divertido. Não acreditava que ele tivesse vivido numa época tão distante. Você pensaria que foi escrito ontem. É tão moderno e prazeroso. É uma obra muito, muito original. O livro me despertou alguma coisa, da mesma forma que aconteceu com 'O apanhador no campo de centeio'. Era um assunto de que eu gostava e que foi tratado com muita inteligência, uma originalidade tremenda e nenhum sentimentalismo".
(www.oglobo.globo.com)

"Memórias póstumas de Brás Cubas" está relacionado entre os cinco livros paradidáticos, leitura obrigatória, do vestibular 2012 da UFRN. 

O comentário do cineasta americano só faz enaltecer a literatura brasileira. Eu já sabia que Machado de Assis está classificado entre os melhores do mundo no gênero romance, mas não esperava que recebesse um elogio tão grande de um americano tão famoso. Ponto para a nossa literatura.

Nenhum comentário:

QUADRINHAS POPULARES

Aritmética O nove dizia ao seis, Direito como o bambu: - Segundo a lei da contagem Eu valho mais do que tu. O seis, que não era idiota, Ouvi...