sábado, 6 de janeiro de 2024

QUE PALAVRA!

Normalista

Pessoa que frequenta ou tem o curso da escola normal.

Escola normal - Diz-se da escola que diploma professores primários. (Silveira Bueno).

A música "Normalista", de David Nasser e Benedito Lacerda, fez muito sucesso na voz de Nelson Gonçalves. Música gravada nos ano 40.

Vestida de azul e branco
Trazendo um sorriso franco
No rostinho encantador
Minha linda normalista
Rapidamente conquista
Meu coração sem amor.

Eu que trazia fechado
Dentro do peito guardado
Meu coração sofredor
Estou bastante inclinado
A entregá-lo ao cuidado
Daquele brotinho em flor.

Mas a normalista linda
Não pode casar ainda
Só depois que se formar
Eu estou apaixonado
O pai da moça é zangado
E o remédio é esperar.

Rachel de Queiroz, escritora cearense, em seu "O quinze", relata que seu personagem principal era normalista:

Conceição tinha vinte e dois anos e não falava em casar. As suas poucas tentativas de namoro tinham-se ido embora com os dezoito anos e o tempo de normalista; dizia alegremente que nascera solteirona.

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A culpa de um pecado não se paga com a penitência de outra.