Aqueles bichinhos indesejáveis já foram temas de muitas postadas aqui.
Entretanto, como elas sempre voltam, volto também.
Agora, com o auxílio de uma enciclopédia.
Mosca - Nome comum de todos os insetos da ordem dos dípteros esquizóforos, um dos maiores grupos dos dípteros, e que compreende numerosas espécies distribuídas entre as famílias: muscídeos, tripetídeos, drosofilídeos, antomiídeos, sarcofagídeos, taquinídeos, oestrídeos, tabanídeos, etc.
Estes insetos são providos de um só par de asas membranosas com várias nervuras, ligadas entre si ou não. Possui as extremidades das antenas (aristas) plumosas, o abdome é curto, sendo recoberto pelas asas quando em posição de descanso. Os olhos são compostos por inúmeras células (omatídeos ou ocelos) que lhes dão aspecto facetado. Na família dos muscídeos, a espécie mais comum entre as 4000 descritas é a mosca doméstica (Musca domestica), de coloração preta acinzentada, com o aparelho bucal constituída por uma tromba dilatada; é de distribuição cosmopolita, formando grande parte das moscas observadas em torno de habitações humanas.
A mosca está associada à matéria orgânica em decomposição onde podem ser encontrados seus ovos, as larvas de coloração branca ou as pupas, nas porções mais secas. A mosca adulta alimenta-se tanto da sujidade de organismos decompostos como dos alimentos humanos, transmitindo assim as mais variadas e perigosas doenças, entre as quais o tifo, diferentes tipos de disenteria, a cólera e o tracoma; da febre tifoide, por ex., pode levar o germe infeccioso (Salmonella typhi) nas patas, na tromba ou no corpo, ou ainda expulsá-los pela regurgitação, ou também por meio de suas fezes. E isso porque a mosca procura as fezes humanas depositadas no chão, nas fossas, no lixo, onde se infectam.
É curioso notar que a Salmonella typhi permanece viva nas moscas cerca de 20 a 25 dias. A mosca doméstica pode também transmitir as febres paratifoides (Salmonella paratyphi A e Salmonella paratyphi B), pelos mesmos mecanismos anteriormente citados. (Enciclopédia Brasileira Globo, volume 8).
Depois da leitura acima, podemos perceber que as moscas são mais perigosas do que imaginamos e os cuidados com ela devem ser dobrados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário