Às quatro
Às quatro da manhã sempre acorda com o barulho dos condutores de carros.
O QUE MOVE O MUNDO
A disciplina é que move o mundo.
CHUVA DE ONTEM PELA TARDE
Foram 9mm.
LITERALMENTE
Literalmente é ao pé da letra, do jeito que está se dizendo. Se dizemos que o fogo queima o pasto, ninguém terá dúvida a que estamos nos referindo. É literalmente.
Mas ouvimos às vezes, inclusive na TV que a tarde está um fogo, literalmente. Ele quis dizer que a tarde estava quente como um fogo. Poderia dizer que a tarde estava um fogo. Assim, uma bela metáfora. Mas literalmente, não. Não tinha nenhum fogo queimando.
AGRICULTURA
Variação do preço em função da oferta dos produtos agrícolas
Admitamos que, em determinadas épocas, os agricultores de uma região resolvem cultivar grande quantidade de algodão e feijão, tendo abundantes colheitas. E também cresça, ao mesmo tempo, o número de agricultores que se empenham e em criar ovinos, caprinos, suínos e bovinos ou produzir leite e ovos. Quando esses produtos chegam ao mercado, em abundância, geralmente são mais baratos. É possível ocorrer o contrário, quando os agricultores diminuem a produção de certas culturas, em face de uma geada ou seca, que destroem as plantações, ou uma excessiva ou pouca umidade do solo, ou uma mão-de-obra insuficiente para a colheita. Nessas circunstâncias, o preço desses produtos sobem, porque houve pouca produção. Evidentemente, verificamos, por exemplo, esse último caso, numa época de seca no nordeste brasileiro, em que há pouca ou quase nenhuma produção agrícola, o preço do feijão, milho, arroz, etc., torna-se altíssimo. (Do livro "Elementos Básicos da Economia Rural", de Paulo Pereira dos Santos).
O COMETA
O que aconteceu à noite foi maravilhoso. O Cometa de Halley apareceu mais nítido, mais denso de luz, e airosamente deslizou sobre nossas cabeças sem dar confiança de exterminar-nos. No ar frio, o véu dourado baixou ao vale, tornando irreal o contorno dos sobrados, da igreja, das montanhas. Saímos para a rua banhados de ouro, magníficos e esquecidos da morte, que não houve. Nunca mais houve cometa igual, assim terrível, desdenhoso e belo. O rabo dele media... Como posso referir em escala métrica as proporções de uma escultura de luz, esguia e estelar, que fosforeja sobre a infância inteira? No dia seguinte, todo mundo se cumprimentava, todos satisfeitos, a passagem do cometa fizera a vida mais bonita. Havíamos armazenado uma lembrança para gerações vindouras que não teriam a felicidade de conhecer o Halley, pois ele se dá ao luxo de aparecer só uma vez cada 76 anos. (Do livro a Bolsa & a Vida, de Carlos Drummond de Andrade, em 1964)
Nenhum comentário:
Postar um comentário