domingo, 14 de janeiro de 2024

DOMINGO

Beba água

Muito se tem dissertado sobre a água, desde seus poderes à sua eficiência na cura e benefícios.

Deve ser bebida na medida: nem pouco, nem demais, como todas as coisas desta vida. Tudo o que é demais ofende,

Se pura, melhor. De poço, de cacimba na várzea, no leito do rio, de chuva. Tudo serve, digo, servia outrora.

Agora, nesses modernos mundos, quem se atreve a beber água de uma cacimba do meio do rio? E como beber dela se não se faz mais? Como fazer se não mais leito de rio sem água?

Bebida em temperatura ambiente, dizem os mais voltados para o uso da água corretamente, politicamente correta, digamos, é a forma mais saudável. Gelada não serve tanto quanto ingerida natural.

Protóxido de hidrogênio. Líquido incolor, completamente inodoro e insípido. Em camadas profundas e extensas, apresenta cor azul-esverdeada. Possui condutibilidade elétrica mínima. Apresenta a + 4ºC o máximo de sua densidade; este valor foi tomado como unidade da densidade. Dilata-se bastante com a congelação. Sua temperatura de ebulição, sob pressão normal, determina o ponto 100º na escala termométrica centígrada, assim como a de congelação determina o ponto 0º na mesma escala. Possui elevado valor específico, o qual foi, por isso, tomado como unidade de medida do calor (caloria). É o mais importante dissolvente industrial. - A água constitui aproximadamente 70% da matéria que forma a crosta terrestre. Os animais e as plantas possuem grande percentagem de água combinada (peixes 80%, corpo humano, 70%, plantas aquáticas 90 a 95%). Grande parte dos minerais são encontrados em estado hidratado. Na natureza, a água segue um ciclo: 1) evapora-se dos oceanos, mares, rios, lagos, etc.; 2) condensa-se nas altas camadas da atmosfera, formando nuvens; 3) precipita-se sob a forma de chuva, neve, etc.; 4) infiltra-se através do solo, para reaparecer na superfície em condições favoráveis; 5) reúne-se outra vez em rios, que correm para os mares, verificando-se então o reinício do ciclo. Sua composição permaneceu durante muito tempo desconhecida, considerando-se a água como um dos elementos. Em 1781, Cavendish demonstrou o caráter composto da água, efetuando sua síntese; e, posteriormente, sua decomposição foi realizada por Nicholson e Carlisle (1800). (Enciclopédia Brasileira Globo, volume 1)

Aprendemos desde criança - Na escola primária, na aula de ciências, a professorinha já nos ensinava que a água é um líquido incolor, inodoro e insípido.

Eram três palavras desconhecidas, mas logo aprendíamos porque tínhamos o cuidado de lermos aquele assunto até aprendermos.

Perigosa! - Muito importante na vida das pessoas e de todos os seres vivos, mas muito perigosa também. Quem não sabe nadar e não atentou para os conselhos da mãe que dizia que água não tem cabelo, passou uns maus lençóis ou não escapou para contar a história.

Condutora de energia - Conduz energia e chama para si ou joga para longe.

Fria do pote - Outrora não tinha nada mais saboroso do que uma água fria do pote.

Muita nos rios e mares.

Outras faltam nas torneiras.

Algumas passarinho não bebe.

Mas aí já é outro tipo de água. É água ardente ou aguardente que somente os humanos bebem. Há uns que uma vez ingerida, não conseguem mais deixar.





Nenhum comentário:

VOLTA DA CHUVA

Agora, antes das duas da tarde, chove, depois do último registro no dia primeiro deste mês. É o alimento dos pequenos e grandes barreiros.  ...