A cura pela água
Noções gerais sobre a água
Por ser abundante e de fácil aquisição, poucas pessoas dão atenção a este elemento vital. É um composto de hidrogênio e oxigênio. Incolor, não tem cheiro e é insípida. Do peso total do corpo humano, 70% é representado pela água. Encontra-se em estado líquido, sólido e gasoso.
Funções vitais do organismo dependem diretamente dela. O nosso organismo elimina água pela urina, fezes, transpiração e pelo ar que expelimos. Devemos manter uma cota normal de água, pois os rins, necessitam do líquido para suas funções vitais.
A água congela a uma temperatura de 0 graus e entra em ebulição a 100 graus centígrados. Sua fórmula é H20. E encontrada no sangue, no sistema linfático e na estrutura celular, no nosso corpo.
Entende-se por hidroterapia, ou a cura pela água, o tratamento pela água sob suas diversas formas e a temperatura variáveis.
Aplicada ao corpo, opera nele modificações que atingem em primeiro lugar, o sistema nervoso, o qual por sua vez, age sobre o aparelho circulatório, produzindo efeitos sobre a regularização do calor animal. São três, portanto, as reações da aplicação da água: nervosa, circulatória e térmica.
Uma pessoa perde aproximadamente 2 litros de água por dia, pela urina ou transpiração, daí a necessidade de beber água em quantidade equivalente. Se o organismo perder 20% deste elemento, advirá a morte. Você pode viver alguns dias sem comer, mas sem beber, a morte é iminente. (Minami Keizi, em A cura pelas plantas)
Alguns dados acima sobre a água parece até que vimos na escola primária.
Nesses dias quentes, urge que bebamos água para repor a perda constante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário